Viveiro Municipal é entregue revitalizado à população

24/11/2023 11:52
Pedro Piegas / PMPA
Executivo
Prefeito Sebastião Melo esteve no viveiro, na Lomba do Pinheiro nesta sexta

O Viveiro Municipal, localizado na Lomba do Pinheiro, foi entregue revitalizado à população nesta sexta-feira, 24. O espaço foi totalmente reformado com novas estufas, irrigação automatizada, banco de sementes, novas rede elétrica e segurança 24 horas. A melhoria integra o Programa POA+Verde, que conta com investimento de R$ 38 milhões em ações de qualificação de áreas verdes, arborização, preservação de unidades de conservação, monitoramento e gestão ambiental.

"Com o novo viveiro, todo revitalizado, teremos mudas nativas para espalhar pela cidade e renovar a nossa arborização. Fazer essa reposição é fundamental para dialogarmos com as questões climáticas. Estamos juntos por uma cidade mais sustentável'' - Prefeito Sebastião Melo.

Também foi dado início a operação do viveiro por uma empresa terceirizada. A meta é produzir duas mil mudas, 54 mil metros quadrados de forração, 6 mil herbáceas e 1,2 mil arbustivas por ano, todas nativas do Estado e autóctones de Porto Alegre. Uma licitação, publicada nesta sexta-feira no Diário Oficial de Porto Alegre (Dopa), prevê a contratação de uma empresa para a realização do plantio das mudas.  

“Essas mudas serão plantadas em bairros com menores índices de arborização, vias e canteiros centrais, áreas de preservação permanente, praças e parque e locais com maior risco de ondas de calor, diagnosticados pelo Plano de Ação Climática, em fase de elaboração na nossa cidade”, explica o secretário de Meio Ambiente, Sustentabilidade e Urbanismo (Smamus), Germano Bremm.

Outros investimentos importantes foram a proteção e qualificação das quatro unidades de conservação da cidade, melhorias em parques e praças, mapeamento das áreas de preservação permanente, de Mata Atlântica e de áreas contaminadas.

Mudanças climáticas - Em relação à mitigação e adaptação às mudanças climáticas, a Smamus realizou o inventário de gases de efeito estufa para entender os maiores poluentes e, atualmente, trabalha no Plano de Ação Climática para definir ações prioritárias para redução das emissões e já contratou estudos para a despoluição do Arroio Dilúvio, por meio de uma Operação Urbana Consorciada.

“Todas essas ações representam um investimento recorde na gestão pública e buscam qualificar o ambiente onde vivemos, com o planejamento e plantio inteligente, educação ambiental e, principalmente, mais árvores nativas que possam reduzir as ondas de calor e garantir maior proteção ambiental para nossa cidade”, afirma Bremm.

Conheça o Programa POA+Verde.

 


 

Carla Bisol

Cristiano Vieira

Acompanhe a prefeitura nas redes