Visitantes do South Summit têm diversas opções de passeios na Capital

29/03/2023 09:04
Pedro Piegas / PMPA
Comunicação Social
Localizado próximo ao Aeroporto Salgado Filho, Monumento ao Laçador representa o gaúcho tradicional

summit

A movimentação de visitantes para o South Summit vai além da área central de Porto Alegre, onde estão localizados os armazéns do Cais Mauá, que concentram a programação do evento. A cidade tem parques, museus, monumentos e pontos de visitação espalhados por diversas regiões.

A Capital é conhecida pela grande oferta de áreas verdes. São quase 700 praças distribuídas por toda a cidade, além de 11 parques, como o tradicional Parque Farroupilha, próximo do Centro Histórico e de fácil acesso. 

“O South Summit é uma oportunidade de apresentarmos a cidade para o turista. Temos eventos e atrações descentralizadas, com sugestões de restaurantes e programações. O Summit se encerra em uma sexta feira à tarde, e temos expectativa que esses visitantes fiquem em Porto Alegre por mais tempo”, afirma a secretária municipal de Desenvolvimento Econômico e Turismo, Júlia Evangelista Tavares.

Abaixo, algumas dicas de passeios e roteiros. Mais informações sobre a cidade aqui.

Museu de Artes de Porto Alegre: instalado no Paço Municipal, edificação centenária que abrigou a sede da prefeitura de Porto Alegre. Fica ao lado do Mercado Público e do Largo Glênio Peres, área com acesso aos principais pontos turísticos do Centro Histórico. No museu está a Pinacoteca Aldo Locatelli, com um acervo de mais de mil obras de arte. Endereço: Praça Montevidéu, 10 – Centro Histórico. Entrada gratuita.

Sítio do Laçador: localizado próximo ao Aeroporto Internacional Salgado Filho, o sítio abriga a Estátua do Laçador, que representa a figura do gaúcho pilchado. O escultor Antonio Caringi contou com o folclorista Paixão Côrtes como modelo para o trabalho, então um jovem apreciador dos costumes da cultura campeira. O monumento é feito de bronze, tem 4,45 metros de altura e pesa 3,8 toneladas. Endereço: avenida dos Estados, s/nº.

Fundação Iberê Camargo: instituição preserva a obra do pintor brasileiro, contando com um acervo de mais de 4 mil obras suas – entre pinturas, gravuras, desenhos, guaches e diversos estudos. Também recebe exposições de grandes nomes das artes visuais. Endereço: avenida Padre Cacique, 2000 – Praia de Belas.

Parque Pontal: localizado na avenida Padre Cacique, entrada da Zona Sul da Capital, tem área total de 29 mil metros quadrados e permite um belo encontro com a Orla do Guaíba. O parque foi uma contrapartida à instalação do complexo multiuso que inclui shopping-center, hotel, centro de eventos e hub de saúde. Endereço: avenida Padre Cacique, s/nº.

Parque Germânia: estrutura do parque conta com quadras de tênis, quadras para vôlei, basquete e futebol de salão, cancha de bocha coberta e iluminada, playgrounds, aparelhos de ginástica, caminhos para corrida ou caminhada e jardins para descanso e contemplação da natureza. Tem uma área de preservação que abriga inúmeras espécies vegetais e animais e 1,2 mil espécies nativas. Endereço: avenida Tulio de Rose, s/nº, bairro Passo d´Areia.

Jardim do Dmae: o jardim do Departamento Municipal de Água e Esgotos (Dmae), localizado no bairro Moinhos de Vento, integra a área da ETA Moinhos. O belo espaço verde costuma atrair visitantes, seja para fazer uma selfie ou para descansar em um dos pontos mais movimentados de Porto Alegre. Endereço: rua 24 de Outubro, 200.

Parque Farroupilha: também conhecido como Parque da Redenção. Localizado entre as avenidas Osvaldo Aranha e João Pessoa, o parque é formado por uma extensa área verde com lago, peixes e tartarugas, brinquedos infantis, academia ao ar livre e quadra de esportes. No Refúgio do Lago o visitante encontra diversas opções gastronômicas. Aos domingos abriga o Brique da Redenção, tradicional feira de artesanatos e antiguidades, que recém completou 45 anos.

Mercado Público: abriga lojas que oferecem especiarias, hortifrutigranjeiros, carnes, peixes e bebidas como cachaças, cervejas artesanais e vinhos. É o lugar ideal para adquirir souvenires, artigos religiosos, artesanato regional e produtos típicos da terra gaúcha. Bons restaurantes, lanchonetes e sorveterias completam a oferta de serviços. Endereço: Largo Glênio Peres, s/nº – Centro Histórico.

Farol Santander: recebe exposições de arte contemporânea. Conta com restaurante, loja e um café dentro de um antigo cofre. O ingresso é pago – verifique política de descontos e gratuidades. Endereço: rua Sete de Setembro, 1028 – Centro Histórico. Funcionamento: terça-feira a sábado, das 10h às 19h. Domingos e feriados, das 11h às 18h. Acesso permitido até 30 minutos antes do fechamento.

Memorial do Rio Grande do Sul: instalado no antigo prédio central dos Correios e Telégrafos, construído entre os anos de 1910 e 1914. Apresenta exposições relacionadas à história e à cultura do Estado. Endereço: rua Sete de Setembro, 1020 – Centro Histórico. Entrada gratuita.

Museu de Arte do Rio Grande do Sul (Margs): além do acervo permanente, com obras de Portinari, Di Cavalcanti, Iberê Camargo e esculturas de Xico Stockinger e Vasco Prado, o museu oferece exposições temporárias. Endereço: Praça da Alfândega, s/nº – Centro Histórico. Entrada gratuita.

Casa de Cultura Mario Quintana: antiga sede do Hotel Majestic, onde o poeta Mario Quintana viveu por mais de uma década, concentra salas de exposições, cinemas, teatros e cafés, além de uma réplica do quarto que abrigou Quintana. Endereço: rua dos Andradas, 736 – Centro Histórico.

Theatro São Pedro: inaugurado em 1858, o Theatro São Pedro é a mais tradicional casa de espetáculos de Porto Alegre. Vale a pena caminhar pelo seu entorno, onde estão o Palácio Piratini, a Catedral Metropolitana e o Centro Cultural Solar dos Câmara. Endereço: Praça Marechal Deodoro, s/nº – Centro Histórico.

Cais Embarcadero: espaço com diversas opções de gastronomia, lazer e descanso ao ar livre, junto às margens do Guaíba. Endereço: avenida Mauá, 1050 – Centro Histórico. Funcionamento: terça-feira a domingo, das 10h às 22h30.

Orla do Guaíba 1 e 3: projetada pelo arquiteto Jaime Lerner, é a uma área de lazer e contemplação do pôr do sol dos porto-alegrenses. Conta com ciclovia e passeio público, mirantes, quadras esportivas, complexo skate park, atracadouro para barcos de passeio turístico, bares e restaurante panorâmico. Avenida Edvaldo Pereira Paiva, s/nº.

- Passeios de barco: são roteiros que se estendem pelas ilhas e canais do Delta do Jacuí. Há diferentes opções de embarcações e passeios. Os bilhetes podem ser adquiridos no local de embarque, que fica no Atracadouro Turístico Nico Fagundes: avenida Presidente João Goulart, 551, ao lado da Usina do Gasômetro.

Leia mais:

South Summit: executiva do Tik Tok fala sobre rede social com alunos

Porto Alegre está pronta para receber o South Summit Brazil

EPTC divulga serviço de trânsito para o South Summit Brazil 

EPTC realiza capacitação de taxistas para grandes eventos

DMLU recolhe 70 toneladas de resíduos da área que irá receber o South Summit

DMLU inicia limpeza de área que irá receber o South Summit 2023

Cristiano Vieira

Andrea Brasil

Acompanhe a prefeitura nas redes