STU National reúne skatistas de todo o País em pista na Orla do Guaíba

17/03/2023 12:28
Alex Rocha/PMPA
EXECUTIVO
Evento começa nesta sexta e vai até domingo no Skate Park da Capital

Selo Começa nesta sexta-feira, 17, a etapa Porto Alegre do STU National, principal competição do circuito brasileiro de skate. Até domingo, 19, cerca de 100 atletas de todo o país passarão pelo Skate Park da Orla do Guaíba, em um evento que une esporte, cidadania e inclusão social.

A maior pista de skate da América Latina receberá estrelas como Rayssa Leal, Pâmela Rosa, Dora Varella, Pedro Barros e Augusto Akio, o Japinha. No primeiro dia, serão realizados treinos livres até a metade da tarde. Depois, acontecerão as eliminatórias Street Masculino e Park Masculino. A entrada é gratuita, com retirada de ingressos via plataforma Sympla.

Nesta sexta-feira, uma coletiva de imprensa reuniu atletas do skate, o prefeito Sebastião Melo, o vice-prefeito, Ricardo Gomes, a secretária de Esportes, Débora Garcia, além de representantes do governo do Estado.

“Tivemos, recentemente, a retomada do Carnaval, com 20 mil pessoas no Porto Seco, e faremos uma grande festa de Saint Patrick’s. Somando-se a isso, a partir desta sexta-feira, Porto Alegre será a capital brasileira do skate. A cidade chega aos 251 anos em alto-astral, celebrando a união entre esportes, cidadania e cultura. E tudo isso conseguimos, sempre, com as parcerias, sem as quais Porto Alegre não teria como avançar” – Prefeito Sebastião Melo.

O prefeito lembrou, no discurso, a revitalização das pistas do IAPI e da Restinga. “Porto Alegre tem 93 bairros, e estamos levando o skate também para outras regiões. As pistas do IAPI e da Restinga são referências na cidade para a prática do esporte”, completou Melo.

Para o vice-prefeito, o skate está enraizado em Porto Alegre, o que mostra a importância do STU National para a Capital. “O skate tomou conta da cidade. Até domingo, ele será o principal esporte de Porto Alegre, deixando o futebol em segundo plano”, comentou Gomes. A secretária Débora lembrou que as pistas do IAPI e da Restinga têm uma função social importante, ajudando a levar a prática do esporte para outros bairros mais afastados da região central.

Mulheres - A participação feminina no skate é um dos destaques do STU National. Em Porto Alegre, contando as modalidades Park e Street, serão 35 representantes do sexo feminino. A bicampeã do mundo Pâmela Rosa, uma das representantes do Brasil nos Jogos Olímpicos de Tóquio, é uma das vozes fortes do esporte. Ela lembra que sofreu preconceito quando se familiarizou com o shape e começou a dar suas voltas em um ambiente tomado por garotos.

A concepção visual do evento, por sinal, abre espaço para o protagonismo feminino no skate. Na etapa de Porto Alegre, a missão coube à gaúcha Lídia Brancher. Ela baseou seu trabalho em fatos que trouxessem elementos que fazem parte da paisagem da cidade, além de incluir e disseminar as mulheres no skate.

Inclusão social – De sexta-feira a domingo, crianças e adolescentes de três projetos sociais poderão assistir ao evento, em uma parceria da prefeitura com o STU. Ônibus da Carris conduzirão as crianças, acompanhadas de monitores, até o local da competição, em horários especiais. O objetivo é permitir uma experiência mais intensa com o esporte, aproveitando a movimentação gerada em Porto Alegre com as presenças de atletas e praticantes do skate de todo o Brasil. Saiba mais aqui.

STU National – Skate Park Orla do Guaíba

Sexta-feira, 17
11h às 15h30: Treinos livres
15h40 às 20h30: Eliminatórias Park Masculino
16h25 às 21h50: Eliminatórias Street Masculino
21h50 às 22h50: Best Trick Monster Vision

Sábado, 18
14h às 15h20: Semifinal Street Feminino
15h20 às 16h30: Semifinal Park Feminino
17h às 18h20: Semifinal Street Masculino
18h30 às 19h40: Semifinal Park Masculino

Domingo, 19
11h às 12h: Final Street Feminino
14h às 15h15: Final Park Feminino
15h15 às 16h30: Final Paraskate
16h30 às 17h45: Final Street Masculino
17h45 às 19h: Final Park Masculino
19h às 20h: High Jump BV
20h: Premiação

  

Cristiano Vieira

Lissandra Mendonça

Acompanhe a prefeitura nas redes