Semana da Consciência Negra reúne milhares e reforça protagonismo feminino em Porto Alegre

21/11/2025 07:30
Gustavo Garbino/PMPA
Prefeito Sebastião Melo visitou a Semana da Consciência Negra neste 20 de novembro
Prefeito Sebastião Melo visitou as atividades da Semana da Consciência Negra neste 20 de novembro

A 35ª Semana Municipal da Consciência Negra de Porto Alegre encerrou nesta quinta-feira, 20, após oito dias de atividades que levaram milhares de pessoas ao Largo Zumbi dos Palmares, no bairro Cidade Baixa.

A edição deste ano destacou o protagonismo feminino e ampliou o engajamento de artistas, coletivos, empreendedores e famílias, reforçando a importância da ancestralidade, da cultura e das lutas do povo negro.

Na tarde do feriado da Consciência Negra, o prefeito Sebastião Melo visitou o evento, conversou com expositores, artistas e lideranças e reafirmou o compromisso do município com a inclusão e a igualdade racial.

“Neste feriado de 20 de novembro, Dia da Consciência Negra, celebramos a história, a cultura e as contribuições do povo negro que ajudou a construir nossa Capital, o Rio Grande e o Brasil. Somos muitas etnias, mas um só povo que sonha e se dedica por um Brasil mais justo. Tenho muito orgulho de viver e ser prefeito dessa Porto Alegre diversa, criativa e profundamente multicultural” – Prefeito Sebastião Melo.

O secretário municipal da Inclusão e Desenvolvimento Humano (SMIDH), Juliano Passini, reafirmou o diálogo direto com quem faz o evento acontecer diariamente. “Estar aqui, conversar com quem empreende, cria e celebra suas raízes é fundamental. O prefeito veio reafirmar nosso compromisso, e seguimos empenhados em fortalecer políticas de inclusão e ampliar os espaços de protagonismo negro na cidade”, disse Passini.

"Entregar uma Semana da Consciência Negra construída com a cara do povo negro e para o povo negro de Porto Alegre é motivo de profunda emoção. As mulheres negras tiveram centralidade nesta edição, com suas vozes, seus saberes e suas lutas. Este é um evento de empoderamento, de afirmação e de futuro”, completou a coordenadora de Direitos e Promoção da Igualdade Racial da SMIDH, Karen Silva, ao salientar que esta edição foi a maior dos últimos cinco anos.

Além da SMIDH, as secretarias municipais de Educação e Cultura foram parceiras na realização, assim como diversos apoiadores.

Ranieri Zilio Moriggi

Cristiano Vieira