Segundo andar do Mercado Público é liberado

29/07/2022 14:46
Mateus Raugust / PMPA
EXECUTIVO
Prefeito Sebastião Melo esteve no Mercado Público nesta sexta-feira

Empréstimos bancários e recorrente auxílio financeiro dos filhos. Essa foi a realidade de Francisco Assis dos Santos Nunes ao longo da última década. Francisco é o dono do restaurante Sayuri, especializado na culinária oriental e um dos estabelecimentos consumidos pelo fogo no incêndio ocorrido em 6 de julho de 2013, que destruiu aproximadamente 60% do pavimento superior do Mercado Público de Porto Alegre.

“São nove anos esperando o momento de subir. Agora, sim, temos a certeza de que voltaremos ao nosso espaço tradicional. Este em que estamos serviu como uma forma de tentar sobreviver. Aqui, nunca conseguimos atender 30% do que atendíamos lá em cima”, afirmou o comerciante, entusiasmado com a proximidade do retorno ao seu ponto de origem.

Isso será possível graças à liberação do segundo andar do Mercado Público, oficializada sexta-feira, 29, pelo prefeito Sebastião Melo. Acompanhado de secretários municipais e permissionários, Melo vistoriou as obras e conheceu as melhorias executadas na estrutura, simbolizando o final de mais uma etapa do projeto de revitalização.

“Temos novos elevadores, novas escadas rolantes, banheiros para pessoas com deficiência e uma nova rede elétrica, totalmente adequada às necessidades do mercado” - Prefeito Sebastião Melo.

O próximo passo é sanar questões estruturais no telhado da face que dá para o Largo Glênio Peres. “Essas obras deverão iniciar em curto prazo”, garantiu Melo.

De acordo com a Associação do Comércio do Mercado Público de Porto Alegre (ASCOMEPC), entre os estabelecimentos que irão retomar as atividades em seus locais de origem estão o Bar Chopp 26, o restaurante Taberna 32, a sorveteria Beijo Frio, o restaurante Mamma Júlia, o restaurante Telúrico e restaurante Marco Zero – os dois últimos, em um segundo momento. Outros nove pontos serão licitados pela prefeitura e receberão novos permissionários. Os trâmites burocráticos para a licitação já estão sendo executados pelas secretarias de Desenvolvimento Econômico e Turismo e Administração e Patrimônio.

Alex Rocha/PMPA
EXECUTIVO
Ao longo do próximo mês, os permissionários iniciarão o processo de mudança para as novas instalações

Investimento – A troca dos equipamentos, a reforma elétrica e abertura dos novos banheiros garantiram acessibilidade, segurança e conforto a usuários e comerciantes. Os recursos para a realização da reforma fazem parte de um Termo de Conversão de Área Pública (TCAP) firmado entre a prefeitura e a empresa Multiplan.

A pedido do Executivo Municipal, a empresa concordou em antecipar o cumprimento das obrigações do TCAP para viabilizar a reabertura do Mercado Público, que contará com investimento de até R$ 9,4 milhões.

Bruno Vanuzzi, diretor de desenvolvimento imobiliário (Região Sul) da empresa, destacou a celeridade do processo, que demandou poucos mais de sete meses de trabalho, entre planejamento e entrega. “Foi um esforço digno de reconhecimento, que resulta nesse renascimento do Mercado Público. Isso é muito gratificante”, salientou.

Escadas rolantes – A troca das escadas rolantes representa um investimento de R$ 1,06 milhão. Os equipamentos, fabricados pela empresa Otis, possuem dispositivo de segurança multifuncional – ao detectar um problema, o sistema ativa os freios de forma rápida e consistente – e as caixas de entrada do corrimão com o pilar alongado proporcionam aos passageiros maior tempo para segurá-lo.

O design foi elaborado pensando na eficiência de manutenção, tendo em vista que a montagem do degrau se torna de fácil remoção ou substituição, reduzindo o tempo de manutenção, além dos eixos de degrau entre as correntes permitirem a remoção sem comprometer o alinhamento. “A proposta da prefeitura é baseada na melhoria dos serviços e na qualificação do espaço. A opção por equipamentos com essas características permite agilidade na solução de eventuais problemas e garante menos transtorno aos usuários e permissionários”, explica Marcus Vinícius Caberlon, responsável técnico pela revitalização do Mercado Público.

Elevadores – Os novos elevadores do Mercado Público possuem tecnologia avançada, que consome menos energia elétrica, e utilizam correias planas revestidas de poliuretano ao invés de cabos de aço. As cintas de elevação são até 20% mais leves e duram até três vezes mais que o cabo de aço convencional, eliminando o contato entre o metal das polias e o metal dos cabos utilizados em sistemas tradicionais, resultando em uma viagem mais silenciosa. O motor dos novos elevadores permanece no poço, eliminando a necessidade de uma sala de máquinas separada.

Reforma elétrica – Foram substituídas as instalações provisórias instaladas no pavimento superior, dando lugar e uma rede adequada às exigências do novo Plano de Prevenção e Combate a Incêndios (PPCI), aprovado no Corpo de Bombeiros Militar (CBMRS), e aos requisitos da subestação de energia elétrica e do quadro geral de distribuição de baixa tensão (QGBT).

O espaço recebeu um novo projeto luminotécnico, que melhorará a eficiência energética do sistema e contará com iluminação operacional e de serviço necessárias às áreas comuns. Também foram instaladas novas luzes de emergência – incluindo balizamento de rotas de fuga – e novas redes lógica e de telefonia, modernizando a capacidade de comunicação e conectividade do Mercado.

  

 

Claiton Silva

Lissandra Mendonça

Acompanhe a prefeitura nas redes