Rainha da República Democrática do Congo faz visita à prefeitura
A prefeita em exercício, Comandante Nádia, recebeu nesta quinta-feira, 13, a rainha da República Democrática do Congo, Diambi Kabatusuila, para uma visita de cortesia no Centro Administrativo Municipal (CAM). A rainha cumpre uma série de agendas em cinco capitais brasileiras para tratar de temas como sustentabilidade, direito das mulheres e intercâmbio cultural.
"A visita da rainha do Congo foi um momento de grande significado para a nossa cidade. Reforçou os laços de amizade e cooperação entre os povos, destacando a importância do respeito à diversidade cultural e do fortalecimento das relações internacionais. Porto Alegre se orgulha de acolher esse encontro histórico, que simboliza o diálogo, a valorização das tradições e o compromisso com a construção de pontes entre culturas'', diz Nádia.
No encontro, também estiveram presentes a secretária de Cultura, Liliana Cardoso, e a diretora de Relações Internacionais na Prefeitura de Porto Alegre, Cláudia Silber. Entre as agendas na Capital, a rainha esteve na Escola Municipal de Ensino Fundamental Heitor Villa Lobos, na Lomba do Pinheiro, e participou da conferência Confluências do Real: um Diálogo Bantu-Brasileiro, na Universidade Federal do Rio Grande do Sul.
“Estou muito feliz de estar em Porto Alegre, porque a cada dia tenho uma experiência aqui e também no Brasil. O Brasil é como um retrato da minha própria identidade, como uma história similar à minha história pessoal”, disse Diambi Kabatusuila.
A rainha Diambi é líder do Reino Luba Bakwa Luntu, no Sul da República Democrática do Congo. Também está à frente da Elikia Hope Foundation, entidade filantrópica que lidera projetos voltados à educação, saúde e acesso à água potável em comunidades vulneráveis de Kinshasa e outras regiões congolesas.
Lissandra Mendonça
