PRF usará sistema digital de comunicação cedido pela prefeitura

08/04/2019 17:15
Jefferson Bernardes/PMPA
EXECUTIVO
Utilização da rádio digital vai agilizar contato entre viaturas e postos de fiscalização

A prefeitura de Porto Alegre vai oferecer a partir de agora à Polícia Rodoviária Federal (PRF) uma tecnologia inédita para a corporação no Rio Grande do Sul, que possibilita a comunicação digital entre as viaturas e os postos de fiscalização. O prefeito Nelson Marchezan Júnior e o superintendente da PRF, Luís Carlos Reischak Júnior, assinaram o acordo de cooperação técnica para o compartilhamento da infraestrutura da rádio digital nesta segunda-feira, 8. Com o uso do sistema, a comunicação será imediata e as ações de segurança pública se tornarão mais eficazes.

O prefeito destacou que integração e tecnologia são os caminhos para reduzir os índices de criminalidade. “A prefeitura tem consciência de que não é responsável por segurança pública, mas que pode contribuir com informações e tecnologia para ajudar a combater o problema. Este é um gigantesco passo de integração tecnológica, de informação e operação, que pode servir de exemplo para outras estruturas e tornar Porto Alegre uma cidade muito mais segura”, disse.

Já o superintendente da PRF ressaltou o significado do convênio para a corporação. “O sistema analógico era um problema crônico para nós. Em alguns locais, simplesmente não funcionava, prejudicando o trabalho policial. Teremos um grande salto em comunicação a partir de agora”, explicou.

Além da comunicação de situações de emergência com qualidade, a tecnologia disponibilizada pela prefeitura possibilita serviços adicionais, como transmissão de dados, georreferenciamento dos terminais e integração com outros sistemas. A parceria não gera custos para nenhum dos órgãos.

Também participaram do evento o secretário de Comunicação Orestes de Andrade Júnior; o coordenador do Centro Integrado de Comando da Cidade de Porto Alegre, Adriano Bokerskis; o representante da Secretaria Municipal de Segurança, coronel Marcos Antonio Moura dos Santos; o presidente do Sindicato dos Policiais Rodoviários, Maicom Nachtigall; e o chefe da delegacia da PRF em Porto Alegre, André D’Avila.

  

 

Elisandra Borba

Rui Felten