Previsão de pautas: sábado, 18, e domingo, 19 de abril

17/04/2026 14:26

MAIS COMUNIDADE - Neste sábado, 18, a Região Norte do Orçamento Participativo (OP) recebe mais uma edição do programa Mais Comunidade. A atividade terá início às 8h30, e contemplará os bairros Sarandi e Santa Rosa de Lima, com a presença do prefeito Sebastião Melo, secretários municipais, técnicos e lideranças comunitárias. O roteiro começa no entorno do Centro de Comunidade Vila Elizabeth - Cecove - e seguirá por pontos estratégicos, incluindo a Vila São Borja, a Praça Ubirajara Valdez, a Vila Chapecoense, e um complexo residencial localizado na rua dos Mais. A proposta é percorrer os territórios para dialogar diretamente com os moradores e verificar in loco as principais demandas.

MUTIRÃO DE LIMPEZA - O Departamento Municipal de Limpeza Urbana (DMLU) promove um mutirão de limpeza neste domingo, 19, na Estrada Francisca de Oliveira Vieira, próximo à avenida Edgar Píres de Castro, bairro Belém Novo, Extremo-sul da Capital. A área é alvo frequente de descarte irregular de resíduos, resultando em focos crônicos de lixo. Uma equipe formada por 12 garis realizará o serviço, com o auxílio de seis caminhões e uma retroescavadeira. 

FANTASPOA - A Cinemateca Capitólio (rua Demétrio Ribeiro, 1085, Centro Histórico) exibe a programação da 22ª edição do Festival Internacional de Cinema Fantástico de Porto Alegre (Fantaspoa), um dos eventos mais importantes do gênero na América Latina. Neste sábado, 18, a atração é o Madrugadão Fantaspoa, uma maratona de quatro filmes, com início às 23h: Godzilla em Santa Fé, Peeping Todd, Carne Mata e Mad Mask. Realizado anualmente em Porto Alegre desde 2005, o Fantaspoa consolidou-se como o maior festival da região dedicado exclusivamente ao cinema fantástico, reunindo produções de fantasia, ficção científica, horror e thriller. Nesta 22ª edição, que ocorre entre 8 a 26 de abril em diversos espaços culturais da cidade, o festival apresenta uma programação com 210 filmes. Veja aqui a programação.

FUTEBOL - A Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC) preparou um esquema de trânsito e transporte para o jogo entre Internacional e Mirassol, que ocorre neste domingo, 19, às 11h, no Estádio Beira-Rio, pelo Campeonato Brasileiro. A abertura dos portões está prevista para as 9h. Uma linha especial de ônibus começa a circular a partir das 8h. Saiba mais

BRIQUE DA REDENÇÃO - Em celebração ao Dia do Exército, o Parque Farroupilha (Redenção) será palco de uma programação especial neste domingo, 19, a partir das 9h. A iniciativa é promovida pelo Brique da Redenção e pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Turismo e Eventos (Smdete), em parceria com o Comando Militar do Sul, e reúne atividades gratuitas ao longo do dia. Entre os destaques da programação estão a exposição de equipamentos e veículos militares, incluindo duas das viaturas mais modernas do país.

TRÂNSITO - Neste sábado, 18, domingo, 19, e na terça-feira, 21 (feriado de Tiradentes), eventos esportivos, culturais e religiosos devem impactar o trânsito em diferentes regiões de Porto Alegre. A Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC) orienta que os motoristas programem seus deslocamentos com antecedência, utilizem rotas alternativas e redobrem a atenção à sinalização e às orientações dos agentes de trânsito. As equipes estarão mobilizadas para monitorar os pontos com maior fluxo e garantir a segurança viária durante as atividades. Veja aqui os eventos e vias impactadas.

MÚSICA - Neste sábado, 18, às 11h, ocorre o primeiro evento da temporada 2026 da série Concertos Capitólio, com a apresentação do Quarteto Eles para Elas. No repertório, será apresentado o Quarteto de Cordas em Mi bemol maior, de Fanny Mendelssohn (1805-1847), uma obra composta em 1834 que foi considerada inovadora no universo da música de câmara. A apresentação, com entrada franca, ocorre na Cinemateca Capitólio, que fica na rua Demétrio Ribeiro, 1085, no Centro Histórico de Porto Alegre. A curadoria do projeto é da Casa da Música POA.

ESTÁGIOS - A prefeitura anunciou, no Diário Oficial de Porto Alegre (Dopa), a abertura de processo seletivo para a contratação de estagiários de nível superior e técnico, com atuação nos órgãos da Administração Direta, além de formação de cadastro reserva. As inscrições estão abertas até 4 de maio e deverão ser feitas exclusivamente pela internet, pela plataforma Conjuntos. A participação é gratuita, sem cobrança de taxa de inscrição. As provas objetivas serão on-line, com 30 questões de múltipla escolha envolvendo língua portuguesa, informática e conhecimentos gerais.

4º DISTRITO - O Escritório de Gestão e Monitoramento do Programa +4D, coordenado pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Urbanismo e Sustentabilidade (Smamus), abriu inscrições para entidades privadas interessadas em compor o Comitê do Programa + 4D até dezembro de 2028. Podem se inscrever entidades privadas sem fins lucrativos com atuação comprovada no perímetro do Programa +4D (bairros Floresta, São Geraldo, Navegantes, Humaitá e Farrapos). O Comitê de Monitoramento do Programa +4D é uma instância consultiva de acompanhamento e monitoramento, com participação do poder público e da sociedade. Interessados deverão encaminhar a documentação exclusivamente por correio eletrônico para o e-mail  4distrito.smamus@portoalegre.rs.gov.br, até 27 de abril. 

REFIS DMAE - O Programa de Regularização Fiscal (Refis) do Departamento Municipal de Água e Esgotos (Dmae) foi prorrogado até 1º de junho de 2026. Estão previstos descontos progressivos na renegociação das dívidas. Clientes que optarem por pagar à vista os valores em atraso terão redução de 90% nas multas e juros de mora. O benefício será aplicado, também, aos parcelamentos: 85% de desconto para os consumidores que dividirem em até seis vezes; 80%, em até 12 parcelas; e 40% para quem optar por parcelar a dívida em até 60 vezes. Veja aqui como negociar. 

USINA DO GASÔMETRO - A Secretaria Municipal da Cultura lança edital para seleção de pessoas jurídicas com experiência em projetos artístico-culturais, interessadas em utilizar, por períodos determinados, espaços da Usina do Gasômetro, um dos principais símbolos culturais de Porto Alegre. O documento, com todas as regras e exigências, está disponível em edição desta do Diário Oficial de Porto Alegre (Dopa). As inscrições estão abertas e podem ser feitas até as 18h do dia 30 de junho de 2026, exclusivamente por este link

ANALISTA DA PGM - Foi prorrogado para 21 de abril, até as 18h, o prazo de encerramento das inscrições para o concurso público ao cargo de analista da Procuradoria-Geral do Município (área jurídica), com aplicação das provas objetivas e da prova discursiva previstas para o dia 5 de julho, conforme o Diário Oficial de Porto Alegre (Dopa). O cadastro deve ser realizado somente via internet, no site do Cebraspe. Para concorrer ao cargo, o candidato deverá ter curso de graduação na modalidade bacharelado em Direito ou em Ciências Jurídicas e Sociais. São 20 vagas, além de formação de cadastro reserva. O vencimento básico inicial para carga horária de 40 horas é de R$ 5.325,66. 

BILHETAGEM ELETRÔNICA - Com o objetivo de aprimorar o projeto de parceria com o setor privado para implantação de um novo sistema de bilhetagem eletrônica no transporte coletivo da Capital, a prefeitura abriu consulta pública sobre o tema. A informação foi publicada no Diário Oficial de Porto Alegre (Dopa). Os interessados devem enviar contribuições por meio de formulário on-line até 25 de abril. O objetivo desta etapa é reunir sugestões, dúvidas e apontamentos da sociedade para o aprimoramento do projeto. Cada contribuição será analisada e respondida, podendo ser incorporada à modelagem final da concessão.

PREVIMPA - Já está em andamento o recadastramento on-line obrigatório do Departamento Municipal de Previdência dos Servidores Públicos do Município de Porto Alegre (Previmpa). Todos os servidores ativos, aposentados e pensionistas vinculados ao Regime Próprio de Previdência Social deverão realizar o procedimento individual. Cada segurado deve ficar atento ao prazo previsto no cronograma oficial, inclusive por quem estiver em licença, afastamento ou, por qualquer motivo, fora das atividades. Saiba mais

ADOTE UM ESCRITOR - Estão abertas as inscrições para o programa Adote um Escritor 2026. Escritores e ilustradores interessados em participar podem se inscrever até o dia 30 de abril, por meio deste link. Realizado desde 2002, o programa é promovido pela Secretaria Municipal de Educação de Porto Alegre (Smed) e tem como objetivo incentivar a leitura e a formação de leitores nas escolas da Rede Municipal de Ensino, por meio da adoção de escritores e ilustradores.

 

Gilmar Martins