Prefeitura mantém atendimentos gratuitos na Unidade de Saúde Animal Victória

14/10/2021 15:14
Cesar Lopes / PMPA
CAUSA ANIMAL
Conforme prefeitura, seguirão sendo disponibilizadas, no mínimo, 20 fichas diárias de atendimento

Representantes da prefeitura receberam no final da manhã desta quinta-feira, 14, no Paço Municipal, um grupo de protetoras de animais que solicitaram a manutenção dos 20 atendimentos diários gratuitos na Unidade de Saúde Animal Victória, localizada na Lomba do Pinheiro. No encontro, foi garantido às protetoras que o número de atendimentos, procedimentos, exames, cirurgias e todos os demais serviços prestados na Unidade de Saúde Animal Victória continuarão sendo executados de forma gratuita na quantidade em que foram acordados, por meio do termo de colaboração realizado entre o Executivo Municipal e a Anclivepa-SP.  

A diretora-geral do Gabinete da Causa Animal, Catiane Mainardi, salientou que não houve, nem haverá, redução do quantitativo de qualquer serviço gratuito contratado e que seguirão sendo disponibilizadas, no mínimo, 20 fichas diárias de atendimento. Sobre a possibilidade de cobrança dos serviços, ela destaca que “o termo prevê que a Organização da Sociedade Civil possa disponibilizar os serviços veterinários e as atividades correlatas aos particulares e entidades atuantes na causa animal de forma remunerada. Os valores arrecadados deverão ser revertidos na execução dos serviços prestados na USAV”.

Aumento de castrações - O edital para credenciamento de protetoras, publicado em setembro desse ano, já aumentou em 170% a quantidade de castrações gratuitas. As cirurgias passaram de 1.275, em 2019, para 3.430, nesse ano. Também foi garantida a reserva de cinco fichas diárias de atendimento para as protetoras dos animais, entre 8h e 9h.

O chefe de gabinete da prefeitura, André Flores Coronel, anunciou que será lançado nas próximas semanas um novo edital, possibilitando a participação de empresas de todo Brasil, o que deverá aperfeiçoar ainda mais o tratamento à causa animal na Capital. “Deveremos aumentar para 20 mil o número de castrações na cidade em 2022 e pretendemos descentralizar as clínicas de atendimento em Porto Alegre, que farão gratuitamente as castrações, evitando o deslocamento da população até a Lomba do Pinheiro”, explicou o chefe de gabinete.

Além das protetoras, participaram da reunião a diretora do Gabinete da Causa Animal, Gisele Scheffer, o vereador Jonas Reis e a veterinária Graciela Giuni, representante do vereador Leonel Radde.  

Ivani Schütz

Lucas Barroso

Acompanhe a prefeitura nas redes