Prefeitura firma parceria com Sest/Senat para qualificar profissionais do transporte

20/06/2022 16:13
Mateus Raugust / PMPA
Prefeitura firma parceria com Sest Senat para qualificar trabalhadores do transporte
Para Melo, os cursos vão proporcionar melhoria da eficiência no transporte coletivo da Capital

O prefeito Sebastião Melo assinou nesta segunda-feira, 20, com o Serviço Nacional de Aprendizagem do Transporte (Sest/Senat) protocolo de intenções de incentivo à qualificação dos profissionais do setor. A assinatura faz parte do programa Mais Transporte e prevê a qualificação do atendimento à população. 

Melo afirmou que a parceria é mais um importante passo para melhorar a qualidade e a eficiência do transporte coletivo. "Este convênio é um exemplo claro de que a requalificação profissional é uma prioridade deste governo. A prefeitura quer dar uma oportunidade de capacitação para que este cidadão que deixa de ser cobrador possa mudar de vida e não seja mais um desempregado da cidade", ressalta o prefeito.

Com o protocolo, a prefeitura se compromete em divulgar institucionalmente os cursos para colaboradores do sistema de transporte coletivo. Já o Sest/Senat deverá criar mecanismos que possibilitem e facilitem aos motoristas, cobradores e demais trabalhadores da área a formação gratuita. 

“Essa qualificação é muito importante para melhorar o atendimento à população. No Mais Transporte, além de priorizar a ampliação da oferta, estamos investindo em outras ações que tragam melhorias aos usuários do transporte coletivo”, destaca o secretário de Mobilidade Urbana, Adão de Castro Júnior. 

Cursos - O Sest/Senat tem mais de 250 cursos de Educação à Distância e mais de 500 presenciais em toda a área do transporte e mobilidade logística. Entre as atividades oferecidas estão curso para preparar motoristas para movimentação operacional de produtos perigosos, curso de carga indivisível, qualificação de motoristas e qualificação profissional para cobrador. Este último tem como objetivo qualificar, gratuitamente, cobradores de ônibus que desejam trabalhar como motoristas profissionais. 

Além dos cursos disponíveis, o Sest/Senat monta projetos que atendam as necessidades das empresas. “Esperamos que essa parceria auxilie na qualificação e recolocação dos trabalhadores do setor”, afirma o diretor executivo da Fetransul, Gilberto da Costa Rodrigues.

Acompanharam o evento o secretário-adjunto de Parcerias, Jorge Murgas, o diretor-presidente da EPTC, Paulo Ramires, diretor-presidente da Carris, Maurício Cunha, a presidente da Associação dos Transportadores de Passageiros (ATP), Tula Vardaramatos, além de representantes dos consórcios. 

Acessibilidade - A Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana, por meio da Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC), publicou no Diário Oficial de Porto Alegre (Dopa) desta segunda a resolução que atualiza o currículo e a carga-horária mínima do treinamento de qualificação em acessibilidade. A capacitação, instituída pelo Decreto nº 17.112, de 20 de junho de 2011, é obrigatória para os funcionários das empresas de transporte coletivo (motoristas, cobradores, fiscais e demais funcionários diretamente envolvidos com a operação de transporte público de passageiros) e para os agentes de fiscalização de trânsito e transporte da EPTC. Com carga horária mínima de oito horas-aula de treinamento em acessibilidade e atualização de quatro horas-aula, o objetivo é garantir a prestação do atendimento a este público prioritário com maior eficiência.

Aline Rimolo

Gilmar Martins

Acompanhe a prefeitura nas redes