Prefeitura detalha ações para conter desabastecimento e estuda nova estação provisória

20/12/2023 12:28
Alex Rocha/PMPA
EXECUTIVO
Melo lembrou que a prefeitura segue trabalhando na busca por soluções de curto e médio prazo

Em entrevista coletiva na manhã desta quarta-feira, 20, o prefeito Sebastião Melo e o diretor-geral do Departamento Municipal de Água e Esgotos (Dmae), Maurício Loss, detalharam as ações adotadas para evitar o desabastecimento em regiões altas da cidade e anunciaram outras medidas.

Entre elas, o chamamento de trabalhadores efetivos de cargos administrativos, já aprovados em concurso da prefeitura e que serão alocados no Dmae, e um novo projeto de contratação de servidores técnicos temporários, que será enviado, na tarde desta quarta-feira, para a Câmara Municipal.

Serão feitos, ainda, estudos para instalar uma estação de tratamento provisória na barragem Lomba do Sabão. A estrutura poderá contribuir, em médio prazo, como solução temporária para a Zona Leste, a mais atingida por recentes desabastecimentos, até que obras mais complexas sejam concluídas.

“O primeiro passo para enfrentar a crise é reconhecer os problemas e agir com transparência. Nos colocamos ao lado da população, que sofre com a falta de água e pedimos desculpas. Estamos trabalhando em soluções de curto e médio prazos para devolver dignidade às pessoas. A responsabilidade dos recentes desabastecimentos é compartilhada com a CEEE Equatorial, mas sabemos das nossas atribuições e estamos na linha de frente para buscar as soluções” - Prefeito Sebastião Melo.

Aumento no número de caminhões-pipa de 8 para 21 nos últimos dias, manobras realizadas na rede e o pedido de instalação de geradores em estações, feito à CEEE Equatorial, estão entre as ações de curto prazo adotadas.

Melo e Loss ainda acrescentaram que, caso a CEEE Equatorial não forneça gerador para a Estação Belém Novo (essencial para o abastecimento da Zona Leste), o Dmae irá locar equipamento para evitar novas quedas de energia elétrica nesse local. 

“Existem impactos financeiros, ambientais e até de ruídos na vizinhança quando se coloca gerador em estações. Contudo, na ETA Belém Novo, é uma medida essencial, nesse momento, para evitar que os reservatórios tenham novas perdas em razão de problemas gerados por falta de energia da CEEE Equatorial”, justificou Loss.

Paralelamente, o Dmae também seguirá publicando, em redes sociais, boletins informativos com situações de desabastecimento e medidas adotadas para minimizar impactos na população.

 

Samuel Bizachi

Cristiano Vieira

Acompanhe a prefeitura nas redes