Prefeitura consolida revitalização do Centro Histórico com estudo para incentivos fiscais

14/10/2025 15:34
Alex Rocha/PMPA
PLANEJAMENTO E GESTÃO
Para o prefeito Sebastião Melo, somente com parceria é possível transformar a região central da cidade

O programa Centro+ está a caminho de se tornar uma política pública permanente em Porto Alegre, o que representa a consolidação da revitalização do Centro Histórico. Para impulsionar a requalificação da região, a prefeitura estuda a criação de um pacote de incentivos fiscais, em conjunto com este projeto. O anúncio foi feito nesta terça-feira, 14, durante a apresentação no Paço Municipal dos resultados de uma pesquisa sobre o território, que teve como objetivo identificar os desafios e as oportunidades esperadas pelos moradores e empresários da região.

“O poder público tem um papel importante, mas sabemos que o caixa da prefeitura é limitado e não há recursos para tudo. É fundamental unirmos esforços – públicos, privados e sociais — para enfrentarmos os desafios da segurança, limpeza, iluminação e acolhimento de pessoas em situação de rua. Somente com parceria é possível transformar de verdade o coração da nossa cidade nos próximos três anos” – Prefeito Sebastião Melo.

A revitalização do Centro Histórico é um compromisso do Executivo desde 2021, quando o Centro+ foi incluído no Plano Plurianual. Desde então, diversas ações já foram realizadas, como a demolição do Esqueletão e uma série de eventos para movimentar a região, como a Oktoberfest que atraiu 20 mil pessoas à rua Sete de Setembro. Todo o trabalho da prefeitura terá agora um novo subsídio com base nos dados gerados pelo estudo realizado na região.

O estudo, conduzido pela Palco Inteligência de Negócios, foi dividido em diferentes temas para entender o que a população e empresários esperam do Centro Histórico e quais áreas são prioritárias. “A pesquisa reforçou uma visão que a prefeitura já tinha em relação ao Centro Histórico, tanto em desafios quanto em possibilidades. A partir dos dados apresentados, as ações já executadas e as que estão em nosso radar ganham um subsídio ainda maior para serem realizadas,” esclareceu o secretário de Planejamento e Gestão, Cezar Schirmer.

Viaduto Otávio Rocha – Uma das novidades também anunciadas pela Prefeitura de Porto Alegre foi em relação ao Viaduto Otávio Rocha, cuja obra de revitalização deve ser entregue até o fim do ano. No próximo mês, o Executivo municipal deve lançar um edital para interessados em assumir o espaço. A proposta é que essa parceria seja firmada por meio de um Termo de Permissão de Uso (TPU), modelo semelhante ao do Mercado Público.

Acesse a pesquisa aqui

 

Letícia Breda

Gilmar Martins