Prefeitura avalia situação e reforça plano de enfrentamento ao ciclone

12/07/2023 18:23
Cindy Vitali / SMHARF/ PMPA
Habitação e Regularização Fundiária
Ginásio do Demhab está pronto para receber as famílias em caso de necessidade

A Comissão Permanente de Atuação em Emergências (Copae) voltou a se reunir na tarde desta quarta-feira, 12, para avaliar o andamento dos serviços municipais em meio à passagem do ciclone extratropical na costa gaúcha. O encontro, coordenado pelo prefeito Sebastião Melo e pelo vice-prefeito Ricardo Gomes, aconteceu no Centro Integrado de Comando de Porto Alegre (Ceic).

Diante do alerta para chuvas mais intensas e rajadas de vento nas próximas horas, a prefeitura recomenda que os pais não enviem os filhos para as escolas municipais na manhã desta quinta-feira, 13. Mesmo assim, as escolas estarão abertas em regime de plantão para acolhimento das crianças que não puderem ficar em casa.

“Temos que ter responsabilidade nas nossas decisões e tudo que queremos é que a cidade funcione. No entanto, em um momento de crise, quanto menos pessoas estiverem nas ruas mais rápido se recupera a cidade. Por isso, pedimos que os pais, se for possível, não levem seus filhos para a escola na manhã desta quinta. Orientamos que as escolas municipais estejam abertas para fazer o acolhimento de alunos e familiares que chegarem” - Prefeito Sebastião Melo.

Os modelos meteorológicos apontam que o núcleo do ciclone extratropical se manteve distante da Capital na quarta-feira. Por isso, apesar da chuva persistente, não foram registrados transtornos graves. Conforme a Defesa Civil Municipal, somente uma família saiu de casa por receio das consequências do temporal. Um grupo de 46 indígenas também recebeu acolhimento na Zona Sul.

“Até o momento os principais problemas foram na Zona Norte, onde houve o maior volume de chuva. Tudo indica que a chuva e o vento vão se intensificar entre a noite de hoje e a madrugada da quinta. As equipes seguirão mobilizadas para eventuais atendimentos”, ressalta o coordenador da Defesa Civil de Porto Alegre, Evaldo Rodrigues de Oliveira Júnior.

O Ministério Público do Rio Grande do Sul (MP/RS) passou a integrar a Copae nesta quarta. O órgão foi representado na reunião pelo procurador-geral de Justiça, Alexandre Saltz, e pelo subprocurador-geral para assuntos institucionais, Luciano Vaccaro.

Acolhimento - O ginásio da Associação dos Funcionários do Departamento Municipal de Habitação (Demhab) está pronto para receber as famílias que, eventualmente, necessitarem de abrigo. O espaço abre às 19h.

Doações - As doações para os atingidos pela chuva podem ser feitas - exclusivamente para esse evento -, em dois pontos: Ginásio Tesourinha, na avenida Érico Veríssimo, bairro Menino Deus, de quinta-feira, 13, até sábado, 14, e na Coordenação da Defesa Civil, localizada na rua Dr. Barcelos, 1691, na quinta-feira, 13, e sexta-feira, 14. Nos dois locais, o horário de recebimento é das 9h às 17h. A prioridade são produtos de higiene, alimentação, colchões e cobertores.

Serviços urbanos - As equipes de manejo arbóreo estão mobilizadas para atender ocorrências envolvendo árvores e galhos. Até o momento, há registro de seis árvores caídas e 45 pedidos no sistema 156. A prioridade é a remoção de vegetais na via ou que impeçam acesso a unidades de saúde e hospitais.

Abastecimento de água - As Estações de Bombeamento de Águas Pluviais (Ebaps) operam normalmente e estão sendo monitoradas. Até as 18h, somente a Estação de Bombeamento de Água Tratada (Ebat) Baltazar de Bem estava recebendo manutenção, impactando o fornecimento de água na Vila Jardim.

Saúde - As Unidades de Saúde Glória, Lami e Timbaúva fecharam mais cedo em razão de problemas causados pela chuva. A primeira não vai funcionar na manhã da quinta-feira. A situação das demais será reavaliada de acordo com a evolução das condições climáticas.

Defesa Civil - Mais cedo, à tarde, a Câmara Municipal aprovou dois projetos de lei do Executivo que visam à qualificação da Defesa Civil. Um deles autoriza a prefeitura a contratar 30 agentes de serviços técnicos e operacionais para atuar em atividades de proteção e resposta a situações de risco de desastre natural, tecnológico ou causado por humanos. Também foi aprovado outro projeto, que cria 50 cargos efetivos de agentes para o órgão.

A Defesa Civil segue o monitoramento de arroios e orientando as famílias que vivem em áreas de risco. Porto Alegre tem 142 áreas de risco identificadas na cidade, e a prefeitura trabalha para fortalecer a estrutura e poder dar resposta mais ágil no atendimento das famílias atingidas.

Execução fiscal - O Posto de Atendimento de Execução Fiscal (Paef) da Procuradoria-Geral do Município (PGM) vai operar apenas pelos canais digitais nesta quinta-feira, 13. A medida é necessária devido a rompimento de cabos subterrâneos de fibra óptica, o que causou a interrupção do serviço de internet nas instalações do posto, que funciona do Foro Central. Os canais digitais de atendimento aos contribuintes são: WhatsApp: (51) 3289-1540, opção 3, das 9h às 17h, e telefone: (51) 3289-1462

Mobilidade - A Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC) atendeu 13 ocorrências envolvendo semáforos fora de operação e árvores caídas até as 18h. Neste horário, seis pontos tinham acúmulo de água, dois tinham a circulação restrita em razão de postes e/ou fios caídos e dois semáforos tinham dificuldade de operação.

Pontos de acúmulo de água
Avenida Clovis Paim Grivot (bloqueio parcial) 
Avenida AJ Renner, próximo à rotatória da avenida Gilberto Lehnen (bloqueio parcial) 
Rua Voluntários (Portão da Arena) - bloqueio parcial 
Voluntários, próximo ao número 1013
AJ Renner x Dona Teodora 
Avenida Padre Leopoldo, próximo ao número 502 (bloqueio parcial) 

Postes e fios caídos
Rua Padre Nobrega x Orfanotrófio 
Avenida Belém Velho, 2764

Semáforo em amarelo piscante 
Avenida Praia de Belas, próximo ao número 428 

Semáforo com falta de energia 
Rua Saldanha da Gama x Rua Vidal de Negreiros 

É importante que a população informe as demandas pelo app 156+POA ou números 156 e 118 do Atendimento ao Cidadão para orientar as ações de fiscalização e para que a prefeitura possa atender estes chamados.

As informações são atualizadas, em tempo real, pelo twitter @EPTC_POA

Acompanhe as atualizações no Twitter oficial da Prefeitura @Prefeitura_POA

Leia mais:

Equipes da prefeitura estão nas ruas para atender transtornos causados pela chuva

Prefeitura aciona plano de contingência para chuvas

Defesa Civil alerta para aproximação de novo ciclone extratropical

Aristoteles Junior

Lissandra Mendonça

Acompanhe a prefeitura nas redes