Prefeitura anuncia mudanças na gestão da Secretaria Municipal de Educação

21/02/2022 17:48

O prefeito Sebastião Melo anunciou nesta segunda-feira, 21, alterações na gestão da Secretaria Municipal de Educação (Smed). A atual secretária Janaina Audino passará a atuar como consultora no programa social que a prefeitura desenvolverá a partir do financiamento captado junto ao Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), que contempla US$ 187 milhões para as áreas da educação, saúde, assistência social e habitação. O comando da rede municipal de ensino será assumido a partir de 3 de março pela doutora em Educação Sônia Maria Oliveira da Rosa, então secretaria municipal em Canoas.

Melo agradeceu a contribuição de Janaina ao logo dos primeiros 14 meses da administração. “A educação de Porto Alegre tem muitos desafios, e o primeiro ano de governo foi importante para estruturar mudanças, sob a liderança da secretária Janaina. Agora, partimos rumo a um novo momento da gestão para entregarmos um ensino eficaz, moderno e com resultados concretos no aprendizado e desempenho dos alunos, na determinação de executarmos com qualidade o gasto previsto na Constituição”,  afirma. 

Conforme o prefeito, a escolha de Sônia foi construída com base na sua experiência na rede pública de ensino, como professora e também em cargos de administração educacional.    

Janaína agradeceu a oportunidade de liderar a Smed no primeiro ano de gestão, especialmente no desafio de retomar as aulas presenciais durante a pandemia. “Agradeço a confiança do prefeito Melo e do vice Ricardo Gomes em dar continuidade no trabalho pelo município de Porto Alegre, ampliando agora meu escopo de contribuição. Desejo à Sônia sucesso na sequência de entregas à educação pública da nossa cidade”, ressalta Janaína. 

Trajetória - Natural de Porto Alegre, Sônia é formada em Pedagogia, mestre e doutora em Educação. Foi professora da rede de ensino de Canoas por 29 anos. Atuou como diretora no Departamento Pedagógico da Secretaria da Educação do Rio Grande do Sul e como coordenadora regional de Educação na 27ª CRE da Secretaria da Educação do Rio Grande do Sul.

 

Carolina Seeger

Lissandra Mendonça

Acompanhe a prefeitura nas redes