Prefeito vistoria início das obras do novo Cras Glória
Acompanhado de secretários, líderes comunitários e gestores municipais, o prefeito Sebastião Melo vistoriou na manhã desta segunda-feira, 14, as obras do novo Centro de Referência de Assistência Social (Cras) Glória, no bairro de mesmo nome, na Zona Sul da Capital. O investimento é de R$ 2.377.777,77 com recursos do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) e do município. A conclusão está prevista para junho de 2026.
“O Cras Glória é um marco para Porto Alegre, uma demanda antiga da região e um passo importante na ampliação da rede de proteção social. Precisamos cuidar de todos, especialmente daqueles que mais precisam. O Orçamento Participativo é ouvir e agir, acreditamos fortemente na participação popular. Avançamos nas ações em cada uma das regiões” - Prefeito Sebastião Melo.
A construção atende a uma demanda da comunidade do bairro Glória. O projeto passou por diferentes fases até ser viabilizado neste ano, com recursos do OP, do tesouro municipal e por meio de contrato firmado com o BID. A execução da obra está a cargo da empresa SBM Construções.
Cras Glória - A nova unidade está em construção na rua General Jonathas Borges Fortes, 88, em um terreno de propriedade do município. Com 460 metros quadrados de área construída, o Cras contará com três salas de atendimento individual, uma sala para atendimento familiar, duas salas multiuso para atividades coletivas, recepção com banheiros acessíveis e espaços destinados à equipe técnica.
O projeto foi elaborado pela equipe da Secretaria Municipal de Assistência Social (Smas) e prioriza soluções de acessibilidade universal, qualidade ambiental e eficiência térmica.
“A construção do Cras Glória simboliza o compromisso da prefeitura com a ampliação da rede de proteção social em áreas estratégicas da cidade. A Zona Sul ganha um equipamento público estruturado para atender com dignidade as famílias em situação de vulnerabilidade, garantindo acesso a direitos e fortalecendo os vínculos comunitários”, completa o secretário municipal de Assistência Social, Matheus Xavier.
As primeiras intervenções já foram realizadas no local, incluindo a limpeza do terreno, a demolição de duas casas de madeira e a instalação de energia elétrica. A próxima etapa será a locação topográfica da obra, fundamental para o início da terraplanagem e avanço das etapas estruturais.
O Cras Glória representa um passo importante na consolidação do atendimento social na Zona Sul da Capital. Atualmente, cerca de 11 mil pessoas, de crianças a idosos, são acompanhadas diariamente pela rede de proteção social básica da Secretaria Municipal de Assistência Social.
Andrea Brasil