Prefeito visita usina de Canoas para buscar referência em reciclagem

17/09/2021 10:23
Mateus Raugust/PMPA
EXECUTIVO
Iniciativa é modelo de sustentabilidade

A Prefeitura de Porto Alegre está trabalhando em uma parceria público privada para gestão dos resíduos sólidos. E para avançar na busca de boas referências, o prefeito Sebastião Melo fez visita técnica com a equipe do município nesta sexta-feira, 17, a Usina de Reciclagem de Resíduos da Construção Civil, em Canoas.

Melo conheceu o trabalho que transforma resíduos da construção em material base aplicado em obras e pavimentação na própria cidade, acompanhado do secretário nacional de Saneamento do Ministério do Desenvolvimento Regional, Pedro Maranhão, e do secretário de Articulação e Apoio aos Municípios, Luiz Carlos Busato.

“Esse é o caminho, transformar lixo em coisa boa para a cidade. Existem tecnologias disponíveis, com ganhos para meio ambiente e economia, e nós estamos buscando as melhores experiências para qualificar nossa tomada de decisão" - Sebastião Melo.

Localizada no bairro Niterói, a usina de Canoas recebe cerca de 30 mil m3 por mês de resíduos, que são triados e processados, gerando como material agregado base para obras, como areia e brita. Está em operação desde 2019 pela empresa SBR. Participaram também da visita o secretário municipal de Serviços Urbanos, Marcos Felipi Garcia, de Parcerias, Ana Pellini, o procurador-geral do Município, Roberto Rocha, e o diretor do Departamento Municipal de Limpeza Urbana (DMLU), Paulo Marques.

 

 

Carolina Seeger

Fabiana Kloeckner