Prefeito participa da 22ª Conferência Internacional do Observatório da Democracia

06/11/2023 08:36

O prefeito Sebastião Melo embarcou na noite de domingo, 5, para o Rio de Janeiro, onde participa nesta segunda-feira, 6, da abertura da 22ª Conferência Internacional do Observatório da Democracia, na Cidade das Artes, na Barra da Tijuca. Com o tema Democracia Participativa para Cidades Diversas, Inclusivas e Transparentes, o encontro reúne políticos, representantes nacionais e internacionais dos municípios, da academia e da sociedade civil, que irão debater práticas para consolidar a democracia no governo.

Melo será recebido pelo prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes, e integra mesa de debates após a cerimônia de abertura do evento sobre os desafios e oportunidades que a democracia participativa oferece aos governos locais. O painel será mediado pela representante da organização Cidades e Governos Locais Unidos (CGLU) e coordenadora de Relações Internacionais de Montevidéu, Uruguai, Fabiana Goyeneche, e contará com a participação de outras autoridades como o secretário especial de Assuntos Federativos da Presidência da República, André Ceciliano, a vice-prefeita de Grenoble (França), Annabelle Bretton, a vice-prefeita de Cotonou (Benin), Irène Françoise Behanzin, e a deputada federal Laura Carneiro, além do anfitrião do evento, o prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes. 

A conferência segue até o dia 8 de novembro, com palestras, mesas-redondas e atividades imersivas, destacando o papel das cidades na construção de sociedades mais democráticas, equitativas e resilientes.

Observatório Internacional de Democracia Participativa - A conferência internacional é realizada anualmente para discutir e refletir sobre o estado da democracia participativa no mundo. É uma rede composta por mais de 1 mil municípios. As cidades e outros governos locais e regionais, juntamente com organizações da sociedade civil e centros de investigação, estão associados visando a firmar compromissos claros e criar uma agenda para cidades mais diversas, inclusivas e transparentes. Esta edição do encontro é baseada em quatro pilares: democracia e cidadania, participação e deliberação, inclusão e diversidade e transparência e governo aberto. 

Melo retorna a Porto Alegre na noite desta segunda-feira. O vice-prefeito Ricardo Gomes assume como prefeito em exercício durante o período. 

  

 

Manuela Kuhn

Andrea Brasil