Prefeito faz balanço e confirma funcionamento de todas as estações do Dmae

21/01/2024 18:06
Giulian Serafim / PMPA
EXECUTIVO
Melo agradeceu o esforço de todos os voluntários e servidores que trabalharam para reduzir os danos do temporal

O prefeito Sebastião Melo apresentou na tarde deste domingo, 21, no Paço Municipal, um balanço das ações realizadas pelo município desde o temporal que castigou a cidade na terça-feira, 16. Melo, ao lado do vice Ricardo Gomes e secretários municipais, confirmou a retomada de todas as estações de tratamento e bombeamento de água do Departamento Municipal de Água e Esgotos (Dmae).

“Agradecemos a todos os voluntários, parceiros e servidores em geral que têm nos ajudado nesta soma de esforços. Reconhecemos a legitimidade de todas as manifestações e nos solidarizamos com a dor de todas as pessoas que têm passado por momentos muito difíceis nestes dias. Estamos unidos e trabalhando juntos em corrente de solidariedade para retomar a nossa cidade” – Prefeito Sebastião Melo.

Salvo situações pontuais, o abastecimento deve ser normalizado em toda a cidade até esta segunda-feira, 22, caso não ocorram novas quedas no fornecimento de energia. Horas após o temporal de terça, cinco das seis estações de tratamento de água ficaram inoperantes por falta de energia, assim como 73 de 87 estações de bombeamento, prejudicando o abastecimento para 1,2 milhão de pessoas.

Para amenizar o impacto, 32 caminhões-pipa foram usados pela prefeitura, que distribuíram 1,5 milhão de litros de água. Doações de bombonas também ajudaram a entregar outros 97 mil litros em comunidades onde os caminhões não conseguiam acesso.

“Porto Alegre é resiliente e, com essas medidas, caminhamos para diminuir, cada vez mais, os impactos dos temporais na cidade”, pontuou o vice-prefeito, Ricardo Gomes.

Na Saúde, cerca de 100 unidades de atendimento chegaram a fechar ou operar com restrições. Neste domingo, Melo confirmou que somente o Pronto-Atendimento Cruzeiro do Sul estava sem energia, à tarde, mas funcionava com gerador. Além disso, operavam com restrições os hospitais Santa Casa de Misericórdia, Santa Ana e São Lucas.

Podas - O prefeito também detalhou a evolução na oferta do serviço de podas preventivas e emergenciais. Em 2021, explicou Melo, a prefeitura tinha um contrato com empresa terceirizada para efetuar podas, em que eram aplicados R$ 5 milhões/ano. Já em 2024, o Executivo contabiliza cinco contratos e prevê investimento de R$ 20 milhões/ano.  

Regulação - Melo também confirmou que terá uma reunião em Brasília, na próxima quinta-feira, 25, às 10h, na sede da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel). O encontro irá tratar do protocolo feito pela prefeitura, na última sexta-feira, em que pede uma fiscalização urgente da Aneel na CEEE Equatorial, em razão de frequentes problemas enfrentados pela prefeitura na comunicação e no fornecimento de energia para serviços essenciais.

Futuro - Por fim, o prefeito anunciou que dará início ao processo de enterramento de fios na cidade, bem como irá determinar que o Dmae desenvolva soluções alternativas para reduzir a dependência da empresa de energia. Além disso, operações de tapa-buraco e de capina serão reforçadas assim que a situação se normalizar no município, e a força-tarefa de remoção de fios deverá ser retomada na próxima sexta-feira, 26.

Para acessar a apresentação completa, clique aqui.

  

 

Samuel Bizachi

Cristiano Vieira

Acompanhe a prefeitura nas redes