Prefeito fala sobre medidas contra Covid-19 em painel da Associação Comercial de Porto Alegre

16/03/2021 14:57
Mateus Raugust / PMPA
EXECUTIVO
Melo destacou resultados de parcerias solidárias e esforço para ampliar a vacinação

O prefeito Sebastião Melo abordou, na tarde desta terça-feira, 16, os desafios enfrentados pela administração pública após um ano de pandemia em Porto Alegre. As estratégias definidas foram explanadas durante painel virtual do evento Menu POA, promovido pela Associação Comercial de Porto Alegre (ACPA), com o tema A Luta pela Saúde e pela Economia. O encontro teve a presença do presidente da entidade, Paulo Afonso Pereira, e do vice, Fernando Villarinho.

Melo reiterou os esforços da prefeitura para salvar vidas durante a pandemia. Destacou as parcerias solidárias firmadas até o momento, que já resultaram na abertura de mais de 600 leitos de retaguarda e outros 200 de UTIs no último mês. Também detalhou os esforços para compra de vacinas, a fim de acelerar a imunização na Capital. 

O prefeito ressaltou que a extensão do horário de atendimento dos postos de saúde, aliada à abertura das unidades nos finais de semana, também vem auxiliando para desafogar a busca pelos prontos atendimentos.

“A sociedade pode ter muita segurança de que estamos fazendo tudo que é possível para salvar vidas. Estamos vivendo um grande temporal chamado Covid, mas seguimos tomando medidas com olhar para as diferentes maneiras de combate ao vírus. Em uma das maiores crises sanitárias do mundo, o momento é de compaixão. Se cada porto-alegrense fizer a sua parte, venceremos esta etapa juntos”, afirmou Melo.

O prefeito falou ainda sobre a intensificação do diálogo com a União para viabilizar o aporte de recursos e as medidas anunciadas pelo governo para amenizar os prejuízos econômicos durante a pandemia. Voltou a defender um sistema perene e sólido de cogestão com o governo estadual e mencionou que a Reforma da Previdência Municipal - proposta pelo Executivo e em tramitação na Câmara - trará frutos para o equilíbrio das finanças públicas, que então poderão ser revertidos em investimentos em áreas essenciais, como saúde.  

 

Lucas Rivas

Rui Felten

Acompanhe a prefeitura nas redes