Rede de esgotamento sanitário do bairro Pedra Redonda passa por manutenção
O Departamento Municipal de Água e Esgotos (Dmae) atua na manutenção da rede de esgotamento sanitário do bairro Pedra Redonda, na Zona Sul. Equipados com caminhões hidrojato, técnicos trabalham nas vias próximas à Orla do Guaíba com o objetivo de sanar pontos de extravasamento registrados na região.
“Neste local, a rede funciona em cota inferior ao nível do Guaíba, o que a torna suscetível a danos durante episódios de cheia. Situações desse tipo foram registradas em 2023, 2024 e, mais recentemente, em junho de 2025”, afirma o diretor de Esgotamento Sanitário do Dmae, Rafael Zaneti.
A rede de esgotamento sanitário do bairro Pedra Redonda direciona os efluentes à Estação de Bombeamento de Esgoto (Ebe) 3S, que está em operação. Após, o material é encaminhado para tratamento na Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) Serraria, também localizada na Zona Sul.
Histórico - Desde a enchente histórica de 2024, o Departamento atua em frentes simultâneas para corrigir, de forma definitiva, as falhas identificadas na rede de esgotamento sanitário da região. Além da manutenção dos equipamentos, novos projetos estruturais estão em desenvolvimento.
A proposta passa pela recuperação da rede coletora, das ligações prediais das edificações com fundo para o lago e pelo aumento da resiliência das estações de bombeamento de esgoto. O investimento estimado para as obras é de R$ 16 milhões, já obtidos por meio de financiamento do Governo Federal.
Bianca Dilly
