Prefeito dialoga com representantes dos servidores municipais

03/07/2023 10:39

Na manhã desta segunda-feira, 3, o prefeito Sebastião Melo e secretários receberam grupo de representantes do Sindicato dos Municipários (Simpa), no Centro Administrativo Municipal Guilherme Socias Villela. A reunião abordou, entre diferentes demandas das categorias, a negociação da política salarial e o plano de saúde dos servidores.

“Desde o início desta gestão, desenvolvemos uma política de valorização dos servidores, baseada no diálogo, na transparência e na responsabilidade com as finanças e as entregas para a cidade. Vamos avaliar com os secretários e técnicos as considerações e voltaremos a conversar”, posicionou o prefeito.

Além do percentual do dissídio, os servidores fizeram solicitações sobre aumento superior aos 10% já concedidos no vale-alimentação, mudança do plano de saúde e incremento no salário básico de categorias com menor remuneração.

Na última sexta-feira, 30, a gestão pagou na folha de junho o reajuste de 10% no vale-alimentação e a primeira parcela (2,5%) da reposição salarial, que é proposta em 5,79%, referentes à inflação de 2022. Ambos os acréscimos foram creditados retroativos a maio.

A proposta da administração é quitar o restante do percentual de aumento em agosto (1,8%) e em outubro (1,385%). Além da reposição da inflação nos salários nos dois anos de política salarial, a gestão somará 37,5% de aumento no vale-alimentação, que chega a R$ 695 mensais, com ganho real aos servidores.

No dia 17 de julho, pelo segundo ano consecutivo a prefeitura irá antecipar a primeira parcela do 13º salário. A medida abrange mais de 34 mil servidores ativos e inativos da administração direta e da indireta.

Histórico - Na primeira relação de política salarial, foi construída reposição de 10,06% referentes à inflação de 2021, o que não ocorria desde 2017; reajuste de 25% no vale alimentação, que estava sem correção desde 2016; além do pagamento de progressões ainda do biênio 2012-2014. Ainda, houve a antecipação inédita de 50% do 13º salário em julho do ano passado. Também houve avanços na recomposição dos quadros: 132 concursos e processos seletivos realizados entre 2021 até maio de 2023, 11 concursos estão em andamento e 5.495 servidores foram nomeados - dos quais 1590 efetivos e 3905 temporários.

Participaram da reunião os secretários municipais de Administração e Patrimônio, André Barbosa, da Fazenda, Rodrigo Fantinel, de Governança, Cássio Trogildo, adjunto de Planejamento, Bruno Caldas, e a procuradora-geral adjunta de Pessoal e Serviços Públicos, Juliana Cucchiarelli.

 

Carolina Seeger

Fabiana Kloeckner

Acompanhe a prefeitura nas redes