Prefeito dialoga com representantes dos servidores municipais

03/07/2023 10:39

Na manh√£ desta segunda-feira, 3, o prefeito Sebasti√£o Melo e secret√°rios receberam grupo de representantes do Sindicato dos Municip√°rios (Simpa), no Centro Administrativo Municipal Guilherme Socias Villela. A reuni√£o abordou, entre diferentes demandas das categorias, a negocia√ß√£o da pol√≠tica salarial e o plano de sa√ļde dos servidores.

‚ÄúDesde o in√≠cio desta gest√£o, desenvolvemos uma pol√≠tica de valoriza√ß√£o dos servidores, baseada no di√°logo, na transpar√™ncia e na responsabilidade com as finan√ßas e as entregas para a cidade. Vamos avaliar com os secret√°rios e t√©cnicos as considera√ß√Ķes e voltaremos a conversar‚ÄĚ, posicionou o prefeito.

Al√©m do percentual do diss√≠dio, os servidores fizeram solicita√ß√Ķes sobre aumento superior aos 10% j√° concedidos no vale-alimenta√ß√£o, mudan√ßa do plano de sa√ļde e incremento no sal√°rio b√°sico de categorias com menor remunera√ß√£o.

Na √ļltima sexta-feira, 30, a gest√£o pagou na folha de junho o reajuste de 10% no vale-alimenta√ß√£o e a primeira parcela (2,5%) da reposi√ß√£o salarial, que √© proposta em 5,79%, referentes √† infla√ß√£o de 2022. Ambos os acr√©scimos foram creditados retroativos a maio.

A proposta da administração é quitar o restante do percentual de aumento em agosto (1,8%) e em outubro (1,385%). Além da reposição da inflação nos salários nos dois anos de política salarial, a gestão somará 37,5% de aumento no vale-alimentação, que chega a R$ 695 mensais, com ganho real aos servidores.

No dia 17 de julho, pelo segundo ano consecutivo a prefeitura ir√° antecipar a primeira parcela do 13¬ļ sal√°rio. A medida abrange mais de 34 mil servidores ativos e inativos da administra√ß√£o direta e da indireta.

Hist√≥rico - Na primeira rela√ß√£o de pol√≠tica salarial, foi constru√≠da reposi√ß√£o de 10,06% referentes √† infla√ß√£o de 2021, o que n√£o ocorria desde 2017; reajuste de 25% no vale alimenta√ß√£o, que estava sem corre√ß√£o desde 2016; al√©m do pagamento de progress√Ķes ainda do bi√™nio 2012-2014. Ainda, houve a antecipa√ß√£o in√©dita de 50% do 13¬ļ sal√°rio em julho do ano passado. Tamb√©m houve avan√ßos na recomposi√ß√£o dos quadros: 132 concursos e processos seletivos realizados entre 2021 at√© maio de 2023, 11 concursos est√£o em andamento e 5.495 servidores foram nomeados - dos quais 1590 efetivos e 3905 tempor√°rios.

Participaram da reuni√£o os secret√°rios municipais de Administra√ß√£o e Patrim√īnio, Andr√© Barbosa, da Fazenda, Rodrigo Fantinel, de Governan√ßa, C√°ssio Trogildo, adjunto de Planejamento, Bruno Caldas, e a procuradora-geral adjunta de Pessoal e Servi√ßos P√ļblicos, Juliana Cucchiarelli.

Carolina Seeger

Fabiana Kloeckner