Prefeito apresenta principais projetos de sustentabilidade em congresso na Suécia 

13/05/2022 10:07

O prefeito Sebastião Melo participou nesta sexta-feira, 13, do painel sobre integração de prédios históricos e políticas de sustentabilidade no último dia do Congresso Mundial do ICLEI, em Malmö, Suécia. Melo citou os programas de reabilitação do Centro Histórico e regeneração do 4º Distrito como exemplos de projetos capazes de incentivar a recuperação de áreas antigas e atrair novos negócios.

“Os projetos vão permitir a reutilização dos prédios existentes, assim como construir com mais flexibilidade neste território. As edificações que tiverem premissas de sustentabilidade terão benefícios urbanísticos. Os valores arrecadados com as novas construções serão direcionados para a melhoria do espaço público do entorno" - Prefeito Sebastião Melo. 

O prefeito citou também a implantação dos terrários urbanos – terrenos públicos subutilizados transformados em espaços sustentáveis como exemplo de recuperação cultural da cidade. “Essas iniciativas mostram que o patrimônio cultural e ambiental precisa de soluções criativas e a sustentabilidade não se dá através de uma transição total, mas sim por meio de novos usos, com os recursos existentes na cidade", disse.

Melo falou ainda dos estudos para o desenvolvimento de uma operação urbana consorciada para despoluição do Arroio Dilúvio. “Devido a ligações irregulares da rede de esgoto, descarte de lixo, ocupações irregulares em suas margens, o principal arroio da cidade gera graves problemas de poluição ambiental e alagamentos. Para resolver esse problema e ainda aproveitar seu potencial urbano e ambiental, estamos desenvolvendo uma proposta de operação urbana consorciada para o local”, completa o chefe do Executivo.

Também participaram do painel representantes da França, Hungria, Equador e Suécia.

Carla Bisol

Lissandra Mendonça

Acompanhe a prefeitura nas redes