Prefeito alinha soluções para instabilidade e interrupções de energia

19/12/2023 17:25
Mateus Raugust / PMPA
Executivo
Melo ressaltou que o governo municipal está empenhado em retomar o abastecimento de água

O prefeito Sebastião Melo se reuniu na tarde desta terça-feira, 19, com representantes da diretoria da CEEE Equatorial para alinhar soluções emergenciais para as interrupções de abastecimento e instabilidade de energia que impactam diretamente na falta de água enfrentada por moradores de Porto Alegre. Melo solicitou à Equatorial prioridade no atendimento ao Departamento Municipal de Água e Esgoto (Dmae) como parte da solução para normalizar o abastecimento.

Em documento que será entregue à distribuidora e encaminhado aos órgãos de fiscalização (Agergs, Aneel e Ministério Público), o prefeito vai notificar os principais problemas enfrentados com a distribuidora e pedir a colocação de geradores nas instalações do Dmae mais prejudicadas por quedas de energia.

“É uma responsabilidade compartilhada e esperamos que esta reunião tenha sido definitiva para resolver os problemas. Estamos no limite e precisamos de atitude. Pedimos desculpas à população que é a mais prejudicada. Parte do problema é causada pela falta de energia elétrica, mas também sabemos que temos problemas históricos de infraestrutura e falta de investimento. Estamos empenhados em solucionar a questão e devolver dignidade a estas pessoas” – Prefeito Sebastião Melo. 

Falta de água - Parte do desabastecimento na Capital foi agravada pela falta de energia, o que reduziu os reservatórios e causou instabilidade no fornecimento de energia na Estação de Tratamento de Água (ETA) Belém Novo até a Lomba do Pinheiro. De terça a sexta-feira da semana passada, foram sucessivas quedas e oscilações de energia por mais de 4 horas, causando danos nos equipamentos. A produção de água nos reservatórios só foi retomada no último domingo, 17. 

Como medida emergencial, o Dmae ampliou a frota de caminhões-pipa: a partir desta quarta-feira, serão 21 veículos circulando pelas comunidades afetadas pelo desabastecimento até as 22h.

Participaram da reunião, no Centro Administrativo Municipal, o diretor-presidente da CEEE Equatorial, Riberto Barbanera, acompanhado de outros executivos da empresa; o diretor-geral do Dmae, Maurício Loss; o diretor-geral da Defesa Civil, Coronel Evaldo Rodrigues; os procuradores municipais Nelson Marisco e Jhonny Prado; e o diretor do Procon municipal, Wambert Di Lorenzo.

  

Manuela Kuhn

Cristiano Vieira

Acompanhe a prefeitura nas redes