Prefeito acompanha andamento de obras de novo reservatório na Zona Leste

11/09/2021 11:59
Cesar Lopes / PMPA
EXECUTIVO
Melo destacou que a obra vai beneficiar quase 100 mil pessoas dos bairros Partenon e Agronomia

Mais de 30% da obra que ampliará a reservação de água para a Zona Leste de Porto Alegre já está concluída. Na manhã deste sábado, 11, o prefeito Sebastião Melo, o diretor-geral do Dmae, Alexandre Garcia, e os secretários municipais de Governança Local e Coordenação Política, Cassio Trogildo, e de Transparência e Controladoria, Gustavo Ferenci, foram conferir in loco o andamento do novo reservatório de água da Vila dos Sargentos, na rua Soldado José Silva, 55. 

"Esta obra do Dmae vai beneficiar quase 100 mil pessoas dos bairros Partenon e Agronomia, até a parada 8 da Lomba do Pinheiro, melhorando o abastecimento da região. Qualificar a infraestrutura da cidade é uma das metas da nossa gestão" - Prefeito Sebastião Melo.

Cesar Lopes / PMPA
EXECUTIVO
Novo reservatório terá capacidade de armazenar 2 milhões de litros de água

O novo reservatório terá a capacidade de armazenar 2 milhões de litros de água e foi construído ao lado do já existente, que possui a mesma capacidade. Juntos, os equipamentos darão mais fôlego à região, até que o novo Sistema de Abastecimento de Água (SAA) Ponta do Arado, em construção, fique pronto e solucione de vez os problemas de desabastecimento nas zonas Sul, Extremo Sul e Lomba do Pinheiro, regiões que sofreram um boom demográfico nos últimos 10 anos.

"O reservatório auxilia muito no abastecimento. Com a estrutura, é possível guardar água no período noturno e fornecer durante o dia em horários de maior consumo. Esta é uma obra essencial, porque impacta diretamente a vida das pessoas que vivem na região. A projeção é que no auge do verão, em março, ela já esteja em funcionamento", ressalta o diretor-geral do Dmae.

Com as ações iniciadas em 10 de março deste ano, a previsão é que o Reservatório Vila dos Sargentos 2 entre em funcionamento no início de 2022, ainda no verão. Os investimentos são de R$ 4,9 milhões em recursos próprios do Departamento Municipal de Água e Esgotos (Dmae) e a obra é executada pela SJF Engenharia. 

Até o momento, algumas das etapas fundamentais da obra já foram realizadas. Na contenção da escavação, a implantação de 66 estacas de 9 metros de profundidade garantem a estabilidade do terreno vizinho. Afinal, o reservatório terá 16 metros de largura por 32 metros de comprimento. Também foram concluídas a nova adutora de 800 milímetros que passa pela rua Soldado José Silva e segue até a rua Esplêndida, a movimentação de terra e as fundações do reservatório e a concretagem da caixa de entrada. A previsão é que as estruturas de concreto sejam concluídas até novembro.

Saiba mais: 

Dmae implanta adutora para novo reservatório da Vila dos Sargentos  

 

Isabel Lermen e Rafaela Redin

Andrea Brasil

Acompanhe a prefeitura nas redes