Praça México terá dois prefeitos para garantir a manutenção do espaço público

03/06/2023 15:23

  

Pedro Piegas / PMPA
Executivo
Meta da prefeitura é chegar a 500 voluntários em 2023 para reforçar a zeladoria da cidade

A Praça México, no bairro Jardim Leopoldina, é a primeira de Porto Alegre a ter dois prefeitos. Inédita no projeto, a nomeação da dupla de novos gestores voluntários ocorreu neste sábado, 3, com a presença do prefeito Sebastião Melo. Outros quatro prefeitos de praças da Região Eixo-Baltazar foram designados nesta manhã, em evento que contou com secretários de governo, líderes comunitários e autoridades políticas.

Porto Alegre já totaliza 273 gestores com a missão de contribuir com o poder público na zeladoria, manutenção, conservação e cuidado com os espaços públicos, parques e praças da cidade. A meta agora é chegar a 500 voluntários até final de 2023.

"O objetivo deste projeto é  fomentar o espírito colaborativo. E, hoje, temos certeza de que deu tão certo que nomeamos dois prefeitos para a Praça México. Simboliza o aumento da preocupação com os espaços públicos", destaca Sebastião Melo.

Durante o evento, foram entregues os crachás e certificados aos novos gestores, com publicação legal no Diário Oficial de Porto Alegre. Também foi assinado o Pacto de Governança entre a comunidade e a prefeitura.

Prefeita da Praça México, Luciana dos Santos Freitas da Silva reside no bairro Rubem Berta há 37 anos, e desde que chegou é frequentadora desse espaço público. Luciana criou seus dois filhos indo na praça todos os dias após a escola e aos finais de semana. Atualmente, como líder comunitária, criou o grupo Todos pela Praça México e há três anos busca junto à prefeitura melhorias para a comunidade. “Temos aqui uma multifeira, todos os sábados, com artesãs mostrando um novo conceito na praça de lazer e empreendedorismo”, relata.

O outro prefeito da Praça México nomeado é José Renato Fonseca Lopes, mais conhecido como “Fumaça”. É morador do bairro desde 1979, quando trouxe a necessidade da criação e fundação de uma associação para dar fluxo às demandas do novo loteamento. Naquele momento, a construção da praça era uma das maiores prioridades. Em 1983, foi inaugurada e teve, na participação da associação, conduzida por Fumaça, o apoio imprescindível para concretizar sua existência. "Com moradores e moradoras da região, e os visitantes também, quero possibilitar um melhor aproveitamento das várias atividades existentes e incentivar a manutenção do seu ambiente saudável em prol da saúde de todos”.

Também estiveram presentes no evento os vereadores Cassiá Carpes, Idenir Cecchim e Claudia Araújo.

Sugestões - Mais informações, sugestões e indicações pelo e-mail: apoiepoa@portoalegre.rs.gov.br.

Novos prefeitos de praças

Praça Professor Jorge dos Santos Rosa
Prefeita: Matilde Araújo Santos

Praça México
Prefeita: Luciana dos Santos Freitas da Silva
Prefeito: José Renato Fonseca Lopes (Fumaça)

Praça Nelson Marchezan
Prefeita: Roseli Aparecida Alves Medeiros

Praça Professor Hernani Estrella
Prefeito: Marco Antônio de Quadros Gonçalves

Praça Francisco José Zaffari
Prefeita: Aline Ortiz Vieira

Mariana Kruse

Cristiano Vieira

Acompanhe a prefeitura nas redes