Porto Alegre terá Centro Cultural Açoriano na biblioteca municipal

25/03/2023 16:27
Alex Rocha/PMPA
EXECUTIVO
Protocolo de cooperação foi assinado neste sábado

selo 251 anosO prefeito Sebastião Melo assinou neste sábado, 25, no Paço Municipal, o protocolo para criação do Centro Cultural Açoriano. A instituição será instalada em um espaço junto à Biblioteca Municipal Josué Guimarães, localizada no Centro Municipal de Cultura, a partir de materiais doados pelos açorianos à prefeitura.

''Dois pilares marcam uma nação: a educação e a cultura. Os dois são capazes de elevar a alma de cidades como a nossa Porto Alegre, onde 60 casais açorianos iniciaram a povoação há 251 anos.Teremos um espaço para reforçar ainda mais os laços históricos, com o intuito de valorizar as nossas relações e de divulgar as culturas" - Prefeito Sebastião Melo.

Açorianos - Em 2023, faz 251 anos da chegada dos primeiros 60 casais açorianos que iniciaram a povoação de Porto Alegre. A ocupação do Sul do Brasil começou há 270 anos, com portugueses oriundos tanto do continente quanto do arquipélago da Madeira e dos Açores. Em dezembro de 1751 chegaram pelo porto de Rio Grande os primeiros casais, segundo o Instituto Histórico e Geográfico de Pelotas.

 

 

Lissandra Mendonça