Capital recebe mobiliário sustentável fabricado com sacolas plásticas recicladas

05/08/2025 16:19
Alex Rocha/PMPA
SERVIÇOS URBANOS
Ao todo, são 760 bancos e floreiras que serão instalados em diversos pontos da cidade

Com o propósito de qualificar espaços públicos de convivência, um novo mobiliário urbano sustentável estreia na Capital: 380 bancos e 380 floreiras fabricados a partir de 6,4 milhões de sacolas plásticas recicladas. A iniciativa, resultado de uma parceria entre a Prefeitura de Porto Alegre e a empresa Braskem, foi anunciada na tarde desta terça-feira, 5.

O prefeito Sebastião Melo, secretários municipais e representantes da companhia petroquímica oficializaram a doação durante uma visita ao espaço que foi revitalizado na Escola Professor Afonso Guerreiro Lima, no bairro Santa Tereza. Seis bancos e dez floreiras com mais de 50 plantas nativas do Viveiro Municipal e Sítio Canto Rural foram colocados na fachada da instituição de ensino.

A zeladoria do município é um dever de todos. O poder público e a iniciativa privada andam de mãos dadas em projetos como este, com ações sustentáveis de recuperação em diferentes pontos, incluindo praças, parques, unidades de saúde e escolas. Mas, o cuidado com a cidade também precisa da mobilização da população. Já ampliamos nossas ações de combate aos focos irregulares de lixo e renovamos nosso compromisso de cuidarmos do meio ambiente, e contamos com a colaboração de todos para preservar o espaço público - Prefeito Sebastião Melo.

Além da rua Nossa Senhora do Brasil, os primeiros locais a receberem bancos e floreiras foram a Praça Bartolomeu de Gusmão em frente à Escola Meu Amiguinho, no bairro Floresta; Praça Márcia Heinz, no bairro Jardim Isabel; Parque Ararigbóia, no bairro Jardim Botânico; avenida Otto Niemeyer, na Zona Sul; e avenida Bernardino Silveira de Amorim, na Zona Norte.

"Essa iniciativa renova nosso compromisso com a revitalização da Capital e com a sustentabilidade. As floreiras e bancos não só embelezam a paisagem, como também proporcionam conforto em áreas de convivência", destaca o secretário Vitorino Baseggio. A distribuição do restante dos itens doados será feita pela Secretaria de Serviços Urbanos (SMSUrb).

Sustentabilidade - O mobiliário foi repassado pela Braskem sem contrapartida da prefeitura. Cada floreira, que também pode servir eventualmente como coletor de resíduos, é resultado de 7,8 mil sacolas plásticas recicladas. Para a produção das 380 jardineiras, foram usadas cerca de 2,9 milhões de sacolas. Já para a confecção de cada banco, foram utilizadas 9,1 mil sacolas como matéria-prima, o que resultou em 3,4 milhões embalagens reaproveitadas.

“Essa ação reforça a importância da economia circular junto à população. Reciclar é mais do que um gesto que contribui com a sociedade, é um compromisso com as futuras gerações. É importante lembrar que os cidadãos também devem cumprir com a sua parte, ajudando a cuidar e preservar o mobiliário novo”, enfatiza o secretário de Parcerias, Giuseppe Riesgo.

Também participaram do ato a secretária estadual de Educação, Raquel Teixeira, a vereadora Cláudia Araújo, a comunidade escolar e gestores do município.

Doação - Empresas, entidades e cidadãos podem doar equipamentos ou serviços ao município sem a necessidade de transação financeira ou contrato que estipule obrigações entre as partes. Os interessados em colaborar na promoção de melhorias para a cidade devem enviar e-mail para apoiepoa@portoalegre.rs.gov.br. Saiba mais na cartilha Seja Parceiro de Porto Alegre.

 

Daniela Siqueira e Paulo Albano

Gilmar Martins