Porto Alegre lança edital para monitoramento de raios e qualifica previsão meteorológica
O prefeito Sebastião Melo lançou, nesta quinta-feira, 13, durante a COP30, o edital para a contratação de uma empresa especializada no fornecimento de dados em tempo real sobre descargas atmosféricas. A iniciativa visa aprimorar a capacidade da cidade de prever condições meteorológicas e fortalecer as ações de adaptação e prevenção a eventos climáticos extremos.
“A Região Sul é a que mais registra descargas elétricas no país, e isso impacta profundamente nos nossos sistemas. Por isso, precisamos aperfeiçoar ainda mais a previsão meteorológica, para que possamos nos antecipar aos possíveis problemas e alertar a população sobre os riscos” - Prefeito Sebastião Melo.
A empresa vencedora do pregão eletrônico, na modalidade de menor preço, será responsável pela instalação e manutenção de um sensor de detecção de descargas atmosféricas, garantindo o funcionamento ininterrupto e o fornecimento contínuo de dados para a capital gaúcha.
Este sistema permitirá um acompanhamento mais preciso da evolução de fenômenos meteorológicos associados a tempestades, especialmente a ocorrência de raios. O contrato de R$ 720.590,43 é anual, renovável por dez anos, com recursos do Fundo Municipal de Gestão do Território.
Plataforma - Os dados coletados serão disponibilizados em uma plataforma digital, que permitirá aos técnicos da Prefeitura visualizar e monitorar as informações de forma ágil. Essa ferramenta incluirá gráficos e tabelas detalhando o tipo, a hora de ocorrência e a localização geográfica (latitude e longitude) de cada descarga atmosférica registrada. Essa precisão de informação é crucial para a tomada de decisões e a elaboração de estratégias de resposta eficazes.
Qualificação - O sistema de monitoramento de descargas atmosféricas se soma ao conjunto de serviços já em operação na cidade, cujo investimento é de cerca de R$ 8 milhões, em resposta à adaptação da cidade pós-enchente. Ele qualificará o monitoramento meteorológico, hidrológico e geológico, que já oferece alertas sobre chuvas fortes, temporais, enchentes, descargas elétricas severas, estiagem, vendavais, ondas de calor e frio, disponibilizado por meio do portal POA Clima.
A tecnologia complementa o sistema eletrônico de monitoramento e alerta para riscos climáticos, composto por dez totens que medem volume de chuva, velocidade e direção do vento, temperatura, umidade, pressão, qualidade do ar e vibrações de terra, e o monitoramento da qualidade do ar, que conta com cinco estações compactas e uma móvel.
“A contratação busca, portanto, fortalecer a infraestrutura de dados da cidade, tornando Porto Alegre mais preparada para enfrentar os desafios impostos pelas mudanças climáticas e garantindo um ambiente mais seguro e resiliente para todos nós”, reforça o secretário do Meio Ambiente, Urbanismo e Sustentabilidade, Germano Bremm.
“A implementação deste novo sistema de monitoramento de raios contribuirá significativamente para a redução de danos, a mitigação de impactos operacionais e o aprimoramento da segurança da população e de serviços essenciais”, completa a diretora de Projetos e Políticas de Sustentabilidade, Rovana Reale Bortolini.
Também participaram da agenda o coronel Luciano Chaves Boeira, Chefe da Casa Militar e coordenador estadual de Proteção e Defesa Civil do RS; o ex-prefeito de Niterói e consultor para Assuntos do Clima, Axel Grael; e o diretor de Planejamento do BRDE, Leonardo Busatto.
Lea mais:
Porto Alegre lança edital para monitoramento de raios
Porto Alegre integra projeto inédito de desenvolvimento de seguro climático
Prefeito visita Parque de Bioeconomia e Inovação em Belém
Porto Alegre lança edital para monitoramento de raios
Porto Alegre detalha ações de adaptação e mitigação na COP30
Melo apresenta ações de adaptação climática e reconstrução da Capital na COP30
Porto Alegre investe em energia limpa e arborização para combater o calor extremo
Caderno com planejamento climático de Porto Alegre será apresentado na COP30 nesta quarta
Melo apresenta ações de transição energética em painel da COP30
Prefeito de Porto Alegre apresenta ações de reconstrução e adaptação climática na COP30
Cristiano Vieira
