Porto Alegre investe mais de R$ 1 milhão para reforçar atendimentos à pessoa idosa

01/10/2025 15:04
Alex Rocha/PMPA
INCLUSÃO E DESENVOLVIMENTO HUMANO
Mais 400 idosos poderão ser atendidos nos 23 Cras da Capital

A Prefeitura de Porto Alegre anunciou, nesta quarta-feira, 1º, data em que se celebra o Dia do Idoso, a ampliação dos serviços voltados à população idosa da Capital.

Mais de R$ 1 milhão serão destinados ao fortalecimento da rede de proteção e cuidado, com a abertura de novas vagas e a contratação de profissionais para os serviços de convivência nos 23 Centros de Referência de Assistência Social (Cras).

O investimento, via Secretaria Municipal de Assistência Social (Smas), vai possibilitar a criação de mais de 400 novas vagas, além da contratação de educadores sociais para reforçar as atividades já desenvolvidas junto aos idosos.

O anúncio foi feito pelo prefeito Sebastião Melo na abertura do Outubro Prata, evento realizado no Largo Glênio Peres para comemorar o mês dedicado aos idosos.

“Porto Alegre avança no cuidado com a população idosa. Com investimento do Fundo Municipal de Assistência Social, vamos reforçar os Cras com novos educadores, ampliar as vagas nos serviços de convivência e garantir isenção de passagem para quem utiliza esses serviços. Nosso compromisso é oferecer dignidade e proteção a quem mais precisa” – Prefeito Sebastião Melo.

A iniciativa busca assegurar espaços de socialização, fortalecer vínculos comunitários e prevenir situações de vulnerabilidade. Os serviços de convivência têm papel essencial na promoção da qualidade de vida, oferecendo atividades culturais, educativas, de lazer e de estímulo ao envelhecimento ativo.

"Temos trabalhado para ampliar e qualificar os serviços voltados à comunidade da melhor idade em nossa Capital. A assistência a este público é fundamental, especialmente em uma cidade que conta com um número expressivo de pessoas com mais de 60 anos", completa Matheus Xavier, titular da Smas. 

 

Fernanda Cardoso

Cristiano Vieira