Porto Alegre conta com 280 prefeitos de praças voluntários

01/07/2023 13:13
Alex Rocha/PMPA
EXECUTIVO
Melo destacou que este projeto desperta o espírito comunitário e a certeza de que o espaço público é de todos

Neste sábado, 1º, Porto Alegre ganhou mais sete prefeitos de praças na Região Centro. O ato foi realizado na Praça Nações Unidas, no bairro Petrópolis. Com isso, já são 280 voluntários nomeados para auxiliar o poder público na zeladoria, manutenção, conservação e cuidado com as praças da cidade. O prefeito Sebastião Melo, gestores municipais, vereadores e lideranças comunitárias entregaram os crachás e certificados aos prefeitos das praças: Carlos Simão Arnt (Encol), Praça Rotary, Campos Salles, Joaquim Rache Vitello, Mafalda Veríssimo (Praça Buri), Harald Edelstam e Nações Unidas.

“Este projeto desperta em nós o espírito comunitário e a certeza de que o espaço público não é somente do poder público e sim de todos os porto-alegrenses. Seremos sempre muito gratos aos nossos voluntários, e que este gesto de pertencimento sirva de exemplo a outros que se somem à iniciativa” – Prefeito Sebastião Melo.

O secretário municipal de Transparência e Controladoria, Gustavo Ferenci, ressaltou que é uma ação educadora, que incentiva a participação da população. “Envolvemos a comunidade moradora do entorno de cada praça no cuidado com o local. Isso é uma Cidade Educadora. Além disso, a SMTC oferece, via 156, um canal exclusivo das demandas de melhorias solicitadas pelos prefeitos e prefeitas de praça”, destacou Ferenci. O cidadão pode solicitar informações ou abertura de protocolos pelo site 156 web, aplicativo 156+POA, Whatsapp do 156 (51 3433-0156), e-mail 156poa@portoalegre.rs.gov.br e o telefone 156.

A Praça Nações Unidas integra os 300 espaços já recuperados pela Secretaria Municipal de Serviços Urbanos (Smsurb) desde 2021, com pintura, revitalização de bancos, lixeiras e brinquedos, passeios, escadas e quadras esportivas. A capina e roçada das praças são feitas regularmente, e cerca de 600 espaços já receberam iluminação de LED, garantindo mais segurança. “A gente entende que esses locais são fundamentais nos bairros e na integração das comunidades. A nossa ideia é ultrapassar a meta de 150 praças recuperadas este ano”, afirmou o titular da Smsub, Marcos Felipi.

A comunidade da região se mobilizou e organizou diversas ações de conscientização sobre adoção de animais, prevenção de câncer, moda sustentável e reciclagem de lixo, além de atrações musicais e um café da manhã comunitário. O local também foi ponto de coleta para a Campanha do Agasalho.

Ao final do evento, a Secretaria Municipal de Governança Local e Coordenação Política (Smgov) promoveu a assinatura do Pacto de Governança, documento que sela o compartilhamento da zeladoria dos espaços públicos entre cidadãos, parceiros e gestores públicos. Um momento de oficializar a corresponsabilidade de todos no cuidado com as praças.

Educação para o trânsito, descarte de lixo e segurança – A equipe de educação da Escola Pública de Mobilidade da Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC) realizou oficinas. O Departamento Municipal de Limpeza Urbana (DMLU) orientou sobre a correta separação dos resíduos recicláveis no garrafão, o chamado Papa Resíduo. A Guarda Municipal também esteve presente com o bonecão da Guarda.

Participaram do ato ainda o secretário municipal de Habitação e Regularização Fundiária, André Machado, o diretor de Participação Cidadã da Smgov, Lucas Vasconcellos, o diretor de Parcerias da Secretaria Municipal de Parcerias, Pedro Menegussi, o diretor do DMLU, Paulo Marques, a gerente dos prefeitos de praça, Regina Machado, e os vereadores Alexandre Bobarda e Lourdes Sprenger.

Conheça quem são os novos prefeitos de praças da Região Noroeste:

Prefeito da Praça Rotary, Cláudio Carvalho Mello.

Prefeito da Praça Carlos Simão Arnt (Encol), Luiz Felipe Ranzolin Irigaray.

Prefeito da Praça Nações Unidas, Marcos Renato Bello Otton.

Prefeito da Praça Campos Salles, Thalles Eduardo Oliveira Bueno.

Prefeita da Praça Joaquim Rache Vitello, Delma Genro da Silva.

Prefeita da Praça Mafalda Veríssimo (Praça Buri), Caroline de Ávila.

Prefeito Praça Harald Edelstam, Ladimir Faria.

Mais informações sobre o projeto Prefeitos de Praças, sugestões e indicações neste e-mail apoiepoa@portoalegre.rs.gov.br

  

 

Adriana Corrêa

Andrea Brasil

Acompanhe a prefeitura nas redes