Porto Alegre alcança melhor nota na Caixa e mais acesso a crédito
A Capital melhorou sua nota de avaliação de crédito na Caixa Econômica Federal (CEF), o que permite acessar novas linhas de financiamento para ampliar os investimentos nas áreas essenciais. O anúncio foi feito pelo presidente da instituição, Pedro Guimarães, ao prefeito Nelson Marchezan Júnior, nesta sexta-feira, 21, no Paço Municipal, durante a assinatura do contrato de crédito para construção da Estação de Tratamento de Água (ETA) Ponta do Arado, que vai beneficiar mais de 250 mil pessoas. O contrato simboliza a retomada da confiança das instituições financeiras na capacidade de investimento de Porto Alegre.
A partir de agora, a prefeitura poderá obter novos créditos para melhorar a qualidade dos serviços em saneamento, saúde, educação, segurança e infraestrutura. “Ao melhorar a nota, o município vai ter acesso a linhas de crédito que antes não estavam disponíveis”, explica Guimarães. Segundo ele, o município está superando as dificuldades financeiras e tem demonstrado que tem capacidade de pagar de volta os recursos.
A melhoria na avaliação representa o esforço da gestão para recuperar a capacidade de investimento. Nos dois primeiros anos, o governo concentrou-se na aprovação de reformas estruturais para reequilibrar a situação financeira. “Na prática, recuperar a confiança das instituições financeiras significa ter mais recursos para investirmos na melhoria de vida da população”, enfatiza o secretário municipal da Fazenda, Leonardo Busatto.
Na visão dele, o resgate do potencial de investimento significa uma mudança de paradigma num momento em que a gestão se empenha para resolver o problema das finanças. “O empenho de dois anos e meio em que fizemos o dever de casa agora está gerando frutos positivos e importantes à cidade. Conseguimos reverter a situação de dificuldade e dar uma perspectiva de futuro aos porto-alegrenses”, ressalta Busatto.
O próximo passo será definir qual o limite de investimentos estará à disposição de Porto Alegre no banco. “Caberá a nós definir as necessidades do município, priorizando sempre as carências em saneamento, segurança, educação e saúde”, finaliza o secretário.
LEIA TAMBÉM: Crédito para saneamento vai beneficiar mais de 250 mil pessoas
Rui Felten