Placa na Praça Brigadeiro Sampaio homenageia primeiros açorianos na Capital

25/03/2022 18:25

Como parte das comemorações pelos 250 anos de Porto Alegre, foi descerrada, na tarde desta sexta-feira, 25, uma placa em homenagem à imigração açoriana na Praça Brigadeiro Sampaio, no Centro Histórico. O local marca as origens da chegada, em 1752, dos primeiros 60 casais açorianos que povoaram Porto Alegre.

O prefeito Sebastião Melo e o vice-prefeito Ricardo Gomes deram as boas-vindas e agradeceram as autoridades portuguesas, lideradas pelo representante do presidente das Ilhas dos Açores, Antonio Lima Cardoso Ventura, secretário regional de Agricultura e Desenvolvimento Rural da Região Autônoma dos Açores, que estão na cidade.

“Porto Alegre começou aqui nesta praça com a vinda dos portugueses, dos quais nos orgulhamos muito. A nossa relação de fraternidade com a comunidade açoriana faz parte da Capital” - Prefeito Sebastião Melo

O vice-prefeito disse que Porto Alegre é acolhedora e recebeu imigrantes de inúmeras etnias na história de sua povoação. “Talvez nossa capital seja a cidade açoriana mais continental de todas”, lembrou.

O representante dos Açores falou da ousadia dos imigrantes e o privilégio dos açorianos terem participado das origens da capital porto-alegrense. “Vamos levar na bagagem a melhor das impressões e deixar aqui nesta praça uma marca. Mas também temos pela frente uma nova responsabilidade de mantermos nossos laços de amizade”, concluiu.

O secretário extraordinário dos 250 anos da Capital, Rogério Beidacki, disse que o evento é uma demonstração da irmandade entre os povos. Durante a tarde, a comitiva açoriana também participou de um passeio de barco pelo Lago Guaíba, a bordo do barco Cisne Branco, para reproduzir à chegada dos imigrantes a Porto Alegre.

Participaram dos eventos os secretários Cássio Trogildo, da Governança e Coordenação Política; Ana Pellini, Parcerias; Gunter Axt, Cultura; Mauro Sparta, Saúde; Pablo Mendes Ribeiro, Obras; Cesar Sulzbach; Enfrentamento à Covid-19; Vicente Perrone, adjunto de Desenvolvimento Econômico e Turismo; e Ricerdo Sondermann, diretor de Relações Internacionais.  

 

Ivani Schütz

Fabiana Kloeckner

Acompanhe a prefeitura nas redes