Obra de Erico Verissimo estampa o Muro da Mauá

27/10/2023 10:36
Alex Rocha/PMPA
Executivo
Prefeito Melo, secretária Ana Pellini e Pedro Meneguzzi visitaram a exposição na manhã desta sexta-feira

A literatura com ênfase na obra de Erico Verissimo (1905 – 1975) está estampando o Muro da Mauá. O tema da nova fase cultural instalada na estrutura é A Porto Alegre de Erico, trazendo histórias e paisagens que seguem presentes na vida das pessoas que leram a vasta obra de Verissimo.

A exposição se inicia no período da 69ª Feira do Livro de Porto Alegre, realizada de 27 de outubro a 15 de novembro. O prefeito Sebastião Melo visitou o local nesta sexta-feira, 27, acompanhado da secretária municipal de Parcerias, Ana Pellini, e do diretor do consórcio Novo Muro da Mauá, Eduardo Ferreira.

“Homenagem mais do que justa a um dos maiores escritores do mundo para iniciarmos a 69ª Feira do Livro de Porto Alegre, espaço imperdível da nossa cidade. A cultura e a literatura elevam a alma da nossa Capital” - Prefeito Sebastião Melo.

O muro foi entregue revitalizado à população em novembro de 2021, com a assinatura do termo de adoção do local. A obra foi executada pelo consórcio adotante composto pelas empresas Sinergy e HMídia, que são responsáveis pela revitalização e manutenção do local e foram escolhidas por meio de chamamento público. Em contrapartida, os adotantes têm até 15% dos 750 metros da área utilizada para identificação da marca dos parceiros. “Um dos símbolos de Porto Alegre, o muro é um exemplo de parceria que transforma a cidade e já virou referência no Centro Histórico, trazendo arte e história, embelezando a cidade e nos aproximando do Guaíba”, ressaltou a secretária.

Trechos que retratam o Centro, o pôr do sol do Guaíba, o bairro Petrópolis (onde Erico Verissimo morou) e a Cidade Baixa embelezam a estrutura na avenida Mauá. A Porto Alegre de Erico conta com fotos de Leonid Streliaev em grandes painéis de arte. Cada tela tem uma ou mais fotos com um trecho de um livro do autor que faz referência à imagem. O design fica por conta de Rafael Braga. A exposição fica no muro por cerca de quatro meses. “Erico Veríssimo é um gigante da nossa literatura, Leonid Streliaev um gigante da fotografia e o muro é o painel mais gigante do Brasil: deu match", frisou o diretor do consórcio.

Histórico - A Porto Alegre de Erico integra a quinta fase do nuro, que já exibiu outras esferas culturais. O projeto de revitalização da estrutura de contenção de enchentes envolveu a história da fundação de Porto Alegre; a releitura da cidade por fotógrafos e artistas gráficos conhecidos; as boas-vindas para a Bienal do Mercosul; e, mais recentemente, os porto-alegrenses que são a cara da cidade tal como os empresários que fazem a capital dos gaúchos se movimentar.

  

 

Isabel Lermen

Lissandra Mendonça

Acompanhe a prefeitura nas redes