Nomeação de prefeitos para praças do Centro Histórico será neste sábado

28/08/2021 08:43
Maria Ana Krack / PMPA
TURISMO
Cargo é dado ao cidadão que adota ou tem um cuidado diferenciado com o espaço público

O prefeito Sebastião Melo fará neste sábado, 28, às 11h30, a nomeação de cinco prefeitos de praças do Centro Histórico. A solenidade acontecerá na Praça da Alfândega, um dos equipamentos públicos que terá a partir desta data um prefeito da praça para auxiliar o poder público nos cuidados com o espaço. Além da entrega do crachá e certificado aos cinco moradores da região, será assinado o pacto de governança com a comunidade do Centro.

Assim como a  Praça da Alfândega, passarão a ter prefeitos as praças General Daltro Filho, Júlio Mesquita, General Osório e Padre Gregório de Nadal. Todos os nomeados são moradores do entorno das praças e conhecidos por mobilizar os vizinhos para a qualificação dos espaços.

O cargo é dado ao cidadão que adota ou tem um cuidado diferenciado com determinado espaço público. Ele será responsável por cuidar dos equipamentos públicos, acompanhar os serviços de manutenção feitos pelos parceiros e deverá comunicar problemas para que a prefeitura ou o adotante possa realizar a ação necessária.

Pacto de Governança - O Pacto de Governança consiste em um acordo celebrado entre agentes públicos e comunitários para selar as responsabilidades na realização e no cuidado das benfeitorias. A prefeitura se compromete com o diálogo, a articulação e a realização de serviços. Os moradores assumem o papel de preservar os equipamentos públicos, captar adotantes e colaborar com o prefeito da praça, que também é encarregado de cooperar com as solicitações e demandas dos moradores.

 

Aline Rimolo

Andrea Brasil