Município celebra retomada do equilíbrio de contas, diz Marchezan
O prefeito Nelson Marchezan Júnior ressaltou, na noite dessa segunda-feira, 9, durante a entrega do prêmio Engenheiro do Ano 2019, o esforço de três anos da equipe de governo para reequilibrar as finanças municipais. Ressaltou que a Sociedade de Engenharia do Rio Grande do Sul (Sergs) sempre se colocou de forma crítica e construtiva para discutir alternativas para desburocratizar a gestão e tornar o município governável.
A prefeitura celebra um período de retomada do equilíbrio financeiro após aprovar reformas importantes nos últimos três anos, como a previdência municipal, a atualização da planta do IPTU e a redução de custeio da máquina pública. As medidas resultarão em contas no azul a partir do ano que vem e já se refletem, neste ano, em quase R$ 1 bilhão de financiamentos para impactar na vida de 1,5 milhão de porto-alegrenses.
O presidente da Sergs, Luiz Roberto Andrade Ponte, observou que a dificuldade em finalizar as obras da Copa do Mundo de 2014 ainda é um dos grandes desafios do governo e reforçou que a entidade está sempre à disposição para contribuir com o diálogo para destrancar processos e facilitar a atuação dos engenheiros. “O papel fundamental da engenharia é colaborar para o desenvolvimento e o bem comum dos cidadãos”, afirma.
A Láurea Engenheiro do Ano foi criada em 1985 para comemorar os 55 anos da Sergs. Entregue anualmente, destaca a atuação de profissionais nas diferentes áreas da engenharia. A solenidade se realiza sempre em dezembro, em comemoração ao Dia do Engenheiro.
AGRACIADOS
Área Privada
- Leandro Melnick, diretor-presidente da Melnick Even Incorporações e Construções S/A e conselheiro da Even Construtora e Incorporadora (São Paulo).
Área Pública
- Delmar Pellegrini Filho, atual superintendente regional do Dnit/RS (Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes).
Homenagem Especial
- Carlos Fernando Almeida Marins, sócio-gerente da Embravel Engenharia Consultiva e ex-presidente da Sergs (2001 a 2005).
Sócio Benemérito
- Eurico Trindade de Andrade Neves, que completou 100 anos. É ex-presidente da Sergs (1980/1982). Foi professor universitário e membro do Ministério Público.
19º Destaque Acadêmico
- Melhores alunos das faculdades de Engenharia do IPA, PUCRS, Ufrgs, UCS, UFSM, UniRitter e Unisinos.
Rui Felten