Morro da Cruz tem praça revitalizada devolvida à comunidade

10/12/2019 13:15
Jefferson Bernardes/PMPA
EXECUTIVO
Obra entregue à população da Vila São José faz parte da restauração de cerca de 600 praças da Capital

Os moradores do Morro da Cruz já podem aproveitar uma praça renovada, entregue nesta terça-feira, 10, pelo prefeito Nelson Marchezan Júnior. Foi por esse local que começaram, em setembro, as revitalizações que vão chegar a cerca de 600 praças. Entre as melhorias, estão a ampliação da pracinha para as crianças, nova iluminação, academia ao ar livre, reforma da quadra esportiva e pavimentação.

O prefeito afirma que a conquista se dá graças às reformas apoiadas pelos vereadores. “Podemos garantir que a cada mês, a cada ano, daqui para a frente, a cidade vai melhorar, e todos vão perceber essas mudanças. Desde as questões de zeladoria, manutenção das vias, saúde, educação e segurança, serão melhorias graduais e de forma ininterrupta”, ressalta. 

"A gestão Marchezan trabalha para dar condições de investimento em serviços em todas as regiões da cidade. O Morro da Cruz é um exemplo disso. Revitalizamos uma praça que estava completamente destruída pelo tempo e abandono. Agora, a população pode fazer seus exercícios, descansar e curtir com a família dentro de sua própria comunidade", diz o secretário municipal de Serviços Urbanos, Ramiro Rosário.

A praça Morro da Cruz tem 759 metros quadrados e está localizada na Travessa Vinte e Cinco de Julho, na Vila São José, na parte alta do morro. O investimento foi de R$ 111 mil. A coordenadora da Unidade de Manutenção da Secretaria Municipal de Serviços Urbanos (SMSUrb), Aristela Venturini, falou sobre as obras realizadas e lembrou que a comunidade ainda pode enviar sugestões à prefeitura. “Foram feitas aqui uma série de benfeitorias que deram uma cara diferente à praça e a deixaram bem mais agradável", comemora.

A proposição de reforma da praça veio do vereador Hamilton Sossmeier. Em nome da Câmara Municipal, o vereador Mauro Pinheiro agradeceu pela restauração da área, frequentada por ele na infância. “É gratificante ver o trabalho feito pela prefeitura na periferia, que vai mudar a vida de quem vive aqui. Lembro que na infância tínhamos que jogar bola na calçada ou caminhar em grupos até a praça mais próxima, pois não havia este cuidado com o lazer dos mais pobres”, recorda emocionado.

Já foram revitalizadas também as praças da Alfândega e Cândido Mendes. Outras oito, além do Parque da Redenção, estão em fase de manutenção. As obras são realizadas pela empresa Ecsam, por meio de contrato no valor de R$ 24,8 milhões, com duração de um ano. Os trabalhos são executados com gestão e fiscalização da Unidade de Conservação e Manutenção da SMSUrb.

Também participaram do evento o diretor de Operações da SMSurb, Cristian Lehmann; o gestor da Democracia Participativa do Crip PArtenon, Carlos Eduardo Fernandes Neves; o presidente da Associação do Morro da Cruz, Jaci dos Santos; o vice-presidente da Associação do Morro da Tuca, Amir Porto; e a presidente da Associação da São Guilherme, Jussara Bitencourt.

  

 

Elisandra Borba

Fabiana Kloeckner