Monumento que homenageia a imigração italiana no Estado é entregue na Orla

21/01/2026 21:54
Cesar Lopes / PMPA
Executivo
Obra que representa a vinda dos italianos homenageia os 150 anos da chegada ao Rio Grande do Sul

A prefeitura, por meio da Secretaria Municipal da Cultura, realizou no fim da tarde desta quarta-feira, 21, a entrega do monumento aos 150 anos da imigração italiana no Rio Grande do Sul, de autoria do escultor Vinicius Vieira, junto da sanção da lei que homenageia esta história. A obra está instalada na Orla do Guaíba, no Recanto Italiano.

“Os imigrantes tiveram um papel determinante na história e cultura gaúcha. Essa é uma justa homenagem às famílias que ajudaram a construir o Estado, mas que especialmente trouxeram valores que moldam nosso jeito de ser. Esperamos que esse monumento seja mais um ponto de encontro na beira do nosso Guaíba”  - Prefeito Sebastião Melo.

O monumento é formado por um navio que pesa 15 toneladas, feito com cinco tipos de metais compostos. A obra de arte disposta em cima de pedras retrata a chegada dos italianos, sua gastronomia, indústria, as plantações de trigo e milho, a religiosidade, a travessia ao mar e as crianças da nova geração, explicou o artista.

A secretária municipal da Cultura, Liliana Cardoso, destacou a importância do monumento. "Esta obra tem o significado das relações da Itália com nossa Capital. Nosso povo valoriza muito os seus imigrantes italianos, as famílias que aqui chegaram em nosso Estado e por todo o seu legado", afirmou.

A iniciativa foi uma proposta do vereador Jessé Sangalli. A entrega contou com a presença do cônsul-geral da Itália no Rio Grande do Sul, Valerio Caruso. "Este é um dia histórico para os 60 mil italianos que vivem em Porto Alegre; 140 mil no Rio Grande do Sul e os mais de quatro milhões de descendentes da comunidade italiana aqui no Estado", pontuou.

A vice-prefeita, Betina Worm, destacou a importância do povo italiano na construção do Estado. "Este monumento homenageia os italianos, mas quem ganha o presente são os porto-alegrenses", disse.

Imigração - No ano de 2025, comemoram-se os 150 anos da imigração italiana no Rio Grande do Sul, cujo marco será o dia 20 de maio, pois, em 1875, chegaram a Nova Milano, atual distrito de Farroupilha, os primeiros imigrantes italianos.

O primeiro ciclo migratório ocorreu entre 1875 e 1914, trazendo para o Estado cerca de 84 mil pessoas, que deixaram a Lombardia, o Vêneto e o Tirol em busca de oportunidades e fugindo das tensões que culminaram na Primeira Guerra Mundial. O ápice da imigração foi entre 1884 e 1894, com a chegada de 60 mil italianos, que ajudaram a forjar o Estado.

Ivani Schütz

Bianca Dilly