Mercado Público recebe iluminação cênica

11/08/2023 20:57
Pedro Piegas/PMPA
Executivo
Cerca de 320 luminárias em LED vão destacar o estilo arquitetônico do prédio

Na noite desta sexta-feira, 11, foi entregue a nova iluminação do Mercado Público, que faz parte do plano de modernização e iluminação pública de Porto Alegre, uma parceria público-privada entre a prefeitura e a concessionária IPSul.

Foram instaladas, aproximadamente, 320 luminárias em LED, que vão destacar o estilo arquitetônico do prédio sem deixar de preservar a identidade de um dos principais pontos turísticos da cidade. As lâmpadas terão o acendimento totalmente automatizado e controlado pela concessionária que poderá mudar de cor em datas comemorativas. 

O prefeito Sebastião Melo afirma que a gestão vem dando passos importantes para qualificar um dos lugares mais simbólicos da Capital.

“Depois da abertura do segundo piso e da operação facultativa aos domingos, estamos vendo um mercado cada vez mais pulsante. Com trabalho coletivo e a muitas mãos, seguiremos entregando melhorias contínuas na alma do Centro” - Prefeito Sebastião Melo.

Dos 55 monumentos e prédios que vão receber esse tipo de intervenção, 11 locais já contam com nova iluminação, como os monumentos da Praça Brigadeiro Sampaio e do Chalé da Praça XV, no Centro Histórico. 

“Depois de modernizar mais de 100 mil pontos da cidade para LED, estamos implementando a iluminação cênica em alguns pontos. O Mercado Público é um deles, embelezando ainda mais o nosso Centro Histórico”, destaca o secretário municipal de Serviços Urbanos, Marcos Felipi.

Nesse plano de modernização, as lâmpadas de vapor de sódio são substituídas pela tecnologia LED, mais duradoura e econômica. Mais de 100 mil lâmpadas já foram substituídas em diferentes bairros da cidade, desde que o projeto começou no segundo semestre do ano passado. 

 

 

Lissandra Mendonça

Acompanhe a prefeitura nas redes