Melo visita Unidade de Saúde Animal Victoria

06/12/2021 18:11
Mateus Raugust/PMPA
EXECUTIVO
Objetivo é qualificar a infraestrutura para melhorar o atendimento

O prefeito Sebastião Melo visitou, na tarde desta segunda-feira, 6, a Unidade de Saúde Animal Victoria (Usav), na Lomba do Pinheiro. O local é administrado pela prefeitura, através de parceria estabelecida no ano passado com a Associação Nacional de Clínicos Veterinários de Pequenos Animais (Anviclepa-SP). São prestados serviços como albergagem de cães e gatos vítimas de abandono ou maus tratos, atendimentos clínicos, cirurgias, castrações e encaminhamento de adoção de animais. Melo esteve nas dependências do canil e do hospital veterinário, onde trabalham 17 médicos veterinários (incluindo especialistas) e mais 24 funcionários.

Acompanharam a visita a secretária municipal da Causa Animal, Catiane Mainardi; o secretário municipal da Saúde, Mauro Sparta; a vereadora Lourdes Sprenger; o diretor geral da Anclivepa-SP, Luis Wilson Oliveira; e as equipes técnicas.

“A Unidade de Saúde Animal Victória presta um importante serviço de saúde pública. Vamos trabalhar com o Gabinete da Causa Animal e a Secretaria de Saúde para qualificar a utilização da infraestrutura local para melhorar o atendimento” - Prefeito Sebastião Melo

A secretária municipal da Causa Animal, Catiane Mainardi, falou sobre as melhorias implantadas na Unidade este ano, entre elas a ampliação do atendimento aos animais de tutores acumuladores de animais e às protetoras cadastradas, que tiveram um acréscimo de 170% nas esterilizações e 145% nos desdobramentos necessários aos atendimentos, em comparação ao edital anterior. Catiane também contou que pretende desenvolver no local um pet space e a ampliação do albergue, na busca de qualificar o bem estar dos animais albergados. 

A secretária registrou, ainda, as atividades que a equipe do gabinete vem realizando nas comunidades de Porto Alegre, como ações de vacinação, educação animal e o tradicional evento Brechocão, que teve dez edições em 2021. “As atividades desenvolvidas na Unidade de Saúde Animal Victória são imprescindíveis à busca do bem estar animal e ao controle populacional na capital gaúcha. Estamos atentos e empenhados em alcançar um padrão de qualidade de atendimento no local.”

Resultados - De março até 30 de novembro deste ano, 8.361 animais foram castrados na Usav. Atualmente, existem 87 cães e 39 gatos albergados na Unidade, estando aptos à adoção 69 animais. O balanço da prestação de serviços mostra também que foram feitos 5.676 atendimentos clínicos de cães e gatos, 61 adoções de cães e gatos, 19.091 exames laboratoriais e de imagem e 930 cirurgias gerais e ortopédicas.

Onde e quando adotar - Junto à Usav, na Estrada Bérico José Bernardes, 3489, no período da tarde, até as 18h, de segunda a sexta-feira.

Ivani Schütz

Gilmar Martins

Acompanhe a prefeitura nas redes