Melo vai a Brasília participar de seminário sobre Reforma Tributária 

19/06/2023 17:18

O prefeito Sebastião Melo viaja no final da tarde desta segunda-feira,19, a Brasília para participar de um seminário sobre a Reforma Tributária na Confederação das Associações Comerciais e Empresariais do Brasil (CACB). O secretário municipal da Fazenda, Rodrigo Fantinel, também estará no evento com o prefeito. 

O Impacto da Reforma nos Entes Federativos é o tema do painel na tarde desta terça-feira, 20, quando Melo irá compor a mesa do debate ao lado de Edvaldo Nogueira, prefeito de Aracaju e presidente da Frente Nacional de Prefeitos (FNP); Selene Peres, secretária de Economia de Goiás; e Anderson Farias, prefeito de São José dos Campos.

Melo defende que a reforma tributária é necessária, mas sem aumentar impostos nem retirar a autonomia dos municípios, que não podem ser prejudicados na distribuição de recursos.

PEC 46 - A capital gaúcha defende a aprovação da PEC 46/2022, que tramita no Senado Federal. Ela apresenta uma série de avanços na simplificação e padronização nacional da legislação do ISS, com a extinção de 5.570 leis locais que versam sobre o imposto. 

Para o ICMS, a proposta é uma legislação nacional, em substituição às 27 legislações estaduais existentes, com condições de fazer a apuração do imposto a ser recolhido, minimizando a probabilidade de erros. Com isso, não haverá a necessidade de fundir impostos ou avançar sobre a autonomia tributária dos entes federativos. Ela garante ainda que não haverá aumento de carga tributária para nenhum dos setores, além da desoneração parcial da folha de pagamentos.

 

Matheus Beust

Lissandra Mendonça