Melo decreta situação de emergência em virtude dos efeitos das chuvas

14/09/2023 18:10
Pedro Piegas / PMPA
Água e Esgoto
Dmae e Defesa Civil seguem monitorando nível do Guaíba, que apresenta tendência de diminuição

O prefeito Sebastião Melo anunciou na tarde desta quinta-feira, 14, no CEIC-POA, o decreto de situação de emergência na Capital, em função das consequências das chuvas que atingiram a cidade nos últimos dias. Por meio da medida, publicada no Diário Oficial de Porto Alegre (Dopa) desta sexta-feira, 15, fica autorizada a simplificação nas contratações e realização de despesas imediatas para o suporte às famílias atingidas, além do combate aos estragos causados pela situação climática.

“Neste primeiro momento, o atendimento será para itens essenciais, como cobertores, colchões e cestas básicas, além de atuarmos na recuperação de vias e habitações afetadas. Estamos acompanhando as situações nas ruas e temos que agir. Todas as medidas vão ser adotadas para apoiar a população que mais precisa” - Prefeito Sebastião Melo.

Nos últimos dias, o prefeito visitou regiões do Extremo Sul, Ilhas e Humaitá avaliando o cenário. O vice-prefeito Ricardo Gomes acompanhou as vistorias.

Neste período, 101 pessoas foram acolhidas nos abrigos administrados pela Fundação de Assistência Social e Cidadania (Fasc) no bairro Lami, na Ilha da Pintada e na Ponta Grossa. Cinco famílias residentes no Beco da Morte, no Morro Santana, foram orientadas a deixar as suas casas em razão da possibilidade de deslizamento.

“O decreto possibilita a simplificação necessária, neste momento, para os processos de reparos, obras e aquisições. Ficam dispensadas de licitações as providências para a reconstrução ou recuperação das áreas atingidas”, detalhou o coordenador da Defesa Civil, Evaldo Rodrigues de Oliveira Júnior.

Bônus-moradia - Também foram anunciadas outras duas medidas: um levantamento detalhado das famílias que perderam a totalidade dos bens materiais para suporte na reposição e uma linha diferenciada de bônus-moradia desburocratizado para os moradores que aceitarem sair das áreas de risco da cidade.

Os números 199 (Defesa Civil) e 193 (Corpo de Bombeiros) permanecem disponíveis à população em caso de necessidade de assistência imediata.

Atualizações – 18h:

Acumulado de chuva e previsão
Estação Jardim Botânico: 14 milímetros 
Estação Belém Novo: 11 milímetros
Fonte: Instituto Nacional de Meteorologia

Uma massa de ar frio de origem polar manterá as temperaturas baixas até a manhã de sexta-feira, 15. A previsão é de ar seco e tempo instável, com sol entre nuvens em todo o Rio Grande do Sul.
Fonte: Secretaria Estadual do Meio Ambiente e Infraestrutura

Nível do Guaíba

Cais Mauá - tendência de diminuição
Leitura anterior: 2,70 metros
Leitura atual: 2,61 metros

- 2,50 metros - cota de alerta;
- 3,00 metros - cota de inundação.

Defesa Civil
A Defesa Civil Municipal percorreu, ao longo de quinta-feira, as regiões mais próximas ao Guaíba - tanto no Extremo Sul, quanto no bairro Arquipélago. As operações do posto de comando do órgão, instalado na Colônia Z5, na Ilha da Pintada, iniciaram na quinta-feira e serão mantidas até o esgotamento das atividades relacionadas ao evento climático.

CEIC-POA
O CEIC-POA segue com 33 demandas de ações integradas decorrentes das chuvas e da cheia no Guaíba. A sala de situação está mobilizada no monitoramento da execução dos serviços e da situação climática.

Mobilidade / EPTC
Caiu para 10 o número de pontos de bloqueio total no trânsito de Porto Alegre. Segundo a Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC), oito destas ocorrências são por acúmulo de água e duas por motivos diversos - sem relação com queda de árvores. Um conjunto semafórico permanece fora de operação, em amarelo piscante.

Serviços Urbanos / DMLU
A Secretaria Municipal de Serviços Urbanos totaliza 70 protocolos relacionados à queda de árvores desde o retorno da instabilidade climática a Porto Alegre, na segunda-feira. Destes, 65 foram encerrados e cinco permanecem em atendimento pelas equipes da pasta.

Social/Fasc
Caiu para 38 o número de pessoas abrigadas nas estruturas provisórias em Porto Alegre. Todas estão na Ilha da Pintada. Com isso, os abrigos localizados nos bairros Lami e Ponta Grossa foram fechados. O órgão encaminhou ainda três famílias residentes no Beco da Morte, localizado no Morro Santana, à residência de familiares.

Educação
Quatro escolas da rede municipal e parceirizada não tiveram aulas nesta quinta-feira. Permanecem fechadas em decorrência das chuvas as seguintes escolas: EMEI Pica-Pau (Centro Histórico), Escola Comunitária Pequeno Príncipe (Tristeza), Escola Comunitária Murialdo (São José), Escola Comunitária Anjo das Flores (Arquipélago).

Saúde
A Unidade de Saúde Ilha da Pintada ficou fechada, durante todo o dia, em razão da cheia do Guaíba. A US Nova Gleba registrou problemas no fornecimento de Internet, mas manteve os atendimentos. O restante da rede funcionou normalmente.

Dmae
O Departamento Municipal de Água e Esgotos segue monitorando o nível do Guaíba. O órgão está preparado para acionar os 14 portões que compõem o sistema de proteção contra cheias. As 23 casas de bomba estão em operação. Os arroios Cavalhada, Capivara e Guarujá (Zona Sul), Passo das Pedras e Jardim do Salso (Zona Norte), que apresentaram pontos de transbordamento na quarta-feira, passaram por limpeza nesta quinta-feira.

Meio Ambiente
A Secretaria Municipal do Meio Ambiente, Urbanismo e Sustentabilidade monitora os parques localizados no entorno do Guaíba. No trecho 2 da Orla, a água chegou à altura dos deques. Já no Pontal a água subiu 33 centímetros em relação à manhã da quarta-feira.

  

 

Bianca Dilly e Aristoteles Junior

Lissandra Mendonça

Acompanhe a prefeitura nas redes