Melo debate desafios da educação pública com prefeitos e autoridades em Brasília
O prefeito Sebastião Melo participou nesta quinta-feira, 5, de encontro com prefeitas e prefeitos eleitos e reeleitos de cidades com mais de 500 mil habitantes, na sede do B Hotel, em Brasília. A programação iniciou pela manhã, com a presença do Ministro da Educação, Camilo Santana, governadores e lideranças nacionais, e incluiu painéis e debates sobre estratégias para fortalecer a Educação Básica e elevar a prioridade desta pauta nas gestões municipais.
“Foi uma roda de conversa proveitosa, com troca de ideias e experiências de gestão que vamos poder aproveitar em Porto Alegre. Temos muito desafios que iremos enfrentar na continuidade da gestão, como zerar a falta de vagas em creches, ampliar ainda mais a contratação de professores e melhorar a qualidade das escolas e materiais oferecidos. Qualificar a educação é melhorar a qualidade de vida da população e garantir o futuro dos nossos jovens” - Prefeito Sebastião Melo.
Após abertura do evento pelo ministro da Educação, prefeitos e prefeitas iniciaram as discussões sobre os desafios na educação municipal. O governador de Goiás, Ronaldo Caiado; o governador Rafael Fonteles, do Piauí; e a governadora de Pernambuco, Raquel Lyra, finalizaram a programação, debatendo sobre os compromissos e boas práticas dos Estados com o ensino público.
O prefeito de Esteio e secretário municipal de educação a partir de 2025, Leonardo Pascoal, acompanhou Melo na agenda em Brasília. “É uma oportunidade de reforçarmos as convicções que temos das mudanças que serão necessárias na educação em Porto Alegre. Vamos trabalhar muito para enfrentar os desafios e promover transformações,” afirmou Pascoal.
O evento foi organizado pelo Todos Pela Educação, com apoio institucional da Frente Nacional de Prefeitas e Prefeitos (FNP) e da Associação dos Membros dos Tribunais de Contas do Brasil (Atricon).
Todos Pela Educação - Organização da sociedade civil com o objetivo de contribuir para melhorar a qualidade da Educação Básica no Brasil. Sem fins lucrativos, não governamental e sem ligação com partidos políticos, é financiada por recursos privados diversos, não recebendo qualquer tipo de verba pública - o que lhe garante a independência, necessária para atuar em prol do que precisa ser mudado. Atua reunindo e estruturando o melhor do conhecimento e das evidências disponíveis, qualificando o debate e articulando com o poder público para que políticas públicas educacionais efetivas sejam realidade em todo o país.
Cristiano Vieira