Marchezan participa de sessão de cinema para estudantes

16/10/2019 12:47
Ricardo Giusti / PMPA
EXECUTIVO
Exibição, na Cinemateca Capitólio Petrobras, fez parte da mostra Cine Inovação

SeloO prefeito Nelson Marchezan Júnior participou, no início da manhã desta quarta-feira, 16, na Cinemateca Capitólio Petrobras, da mostra Cine Inovação, promovida para estudantes da rede municipal pela prefeitura em conjunto com o Pacto Alegre e apoio da Viação Planalto. Foi exibido o filme Balu, da diretora Paula Gomes, para uma plateia de 160 alunos das escolas Mario Quintana, Dolores Alcaraz, Décio Martins Costa e Presidente Vargas, além de jovens do programa Brasil + Empreendedor, da Agência de Fomento Social Besouro.

Após o filme, houve um bate-papo com Vinícius Mendes Lima, presidente da Agência de Fomento. Até 13 de dezembro, serão apresentados 11 filmes. A ideia é envolver os jovens em uma ampla discussão sobre inovação, criatividade e empreendedorismo. Estão inscritos 1,2 mil estudantes, mas a previsão é de que o número chegue a 2 mil. Podem participar alunos de escolas públicas e privadas da Capital, em níveis Fundamental e Médio. 

“Com eventos como este, instigamos o pensar fora da caixinha. Se alguém quiser colocar limites ou não deixar vocês inovarem, relutem. Busquem seus sonhos e um novo futuro. Sejam criativos e felizes”, disse o prefeito aos estudantes antes do início da sessão. 

Ricardo Giusti / PMPA
EXECUTIVO
Cerca de 160 alunos de escolas da rede municipal assistiram ao longa-metragem Balu

A mostra de cinema surgiu a partir do projeto Blitz da Inovação, que reúne poder público e setor privado, com o objetivo de estimular a inovação e a cidadania, dentro do macrodesafio Educação e Geração de Talentos do Pacto Alegre. A Secretaria da Cultura cedeu o Capitólio e ajudou na curadoria dos filmes, enquanto a Secretaria de Educação divulgou a programação nas escolas municipais. Vila Flores, Fundação Iberê Camargo e Besouro, que atendem alunos da rede municipal no turno inverso ao das aulas, são parceiros da prefeitura. 

Projeto pioneiro - O secretário municipal de Educação, Adriano Naves de Brito, salientou a importância da parceria com o Pacto Alegre e o fato de este ser um projeto pioneiro. Representando a Viação Planalto, José Pedro Teixeira, ressaltou a relevância da iniciativa, por tratar de inovação e impactar positivamente a comunidade escolar.  

O projeto é gratuito e contempla filmes para os públicos infantil, adolescente e adulto. Já foram exibidos SonhosPense GrandeMenina Espantalho e O Mar de Teresa. A programação segue até 13 de novembro e inclui curtas-metragens, documentários e animações. Os próximos filmes serão escolhidos a partir do desejo manifestado pelos espectadores com relação aos primeiros títulos exibidos. Em dezembro, os próprios alunos terão a oportunidade de produzir um curta-metragem dentro do projeto Videomakers, que marcará o encerramento das atividades iniciadas no Capitólio.

Também estiveram presentes o diretor de Inovação da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Paulo Renato Ardengh; o presidente da Rede Gaúcha de Ambientes de Inovação (Reginp), Carlos Eduardo Aranha; e o presidente da Agência de Fomento Social Besouro, Vinícius Mendes Lima.

 

 

Paulo Fontoura

Rui Felten

Acompanhe a prefeitura nas redes