Marchezan participa da apresentação do projeto Taça das Favelas

19/12/2019 13:20
Joel Vargas / PMPA
EXECUTIVO
Prefeito destacou projeto que em Porto Alegre vai ocorrer nos parques Marinha e na Redenção

O prefeito Nelson Marchezan Júnior participou na manhã desta quinta-feira, 19, do evento de apresentação do projeto Taça das Favelas, no estúdio Galpão Crioulo, da RBS TV. Organizado pela Central Única das Favelas (CUFA), o projeto é o maior torneio de futebol de campo entre favelas do mundo, com a participação de 100 mil jovens. Em Porto Alegre, os jogos devem ocorrer nos parques Marinha do Brasil e Redenção. As inscrições iniciam em fevereiro de 2020 e as peneiras começam após o término das inscrições.

Marchezan elogiou a proposta e parabenizou os idealizadores e a RBS, que irá fazer a transmissão das partidas, a partir de maio do próximo ano, em 80 municípios do Rio Grande do Sul. “Do ponto de vista social, esse torneio é muito importante porque envolve jovens das comunidades. A Prefeitura de Porto Alegre quer contribuir na realização e, quem sabe, poder usar esse conceito, essa expertise, no trabalho da gestão. O desafio é utilizar os recursos públicos para transformação social e não apenas para manutenção social”, afirma.

O idealizador do projeto, o jornalista Manoel Soares, agradeceu a parceria da prefeitura e disse que a Taça das Favelas  é uma oportunidade para os jovens que vivem em regiões mais pobres e com índices de criminalidade possam transformar as suas vidas. “Mas é também uma oportunidade para as empresas poderem investir em um projeto que é capaz de salvar vidas”, destaca.

O projeto tem como objetivos principais a inclusão social através do esporte, influenciando positivamente a realidade de crianças e jovens brasileiros; proporcionar novas experiências educacionais e culturais;  a integração das comunidades, ressignificação do território e o fortalecimento da autoestima da juventude das favelas.

Na primeira edição do torneio, em 2012, foi revelado: Erick Brendon, atual jogador do América, que disputou representando o Complexo do Alemão. Matheus Norton, que jogou a edição de 2013 e, no ano passado, se destacou na conquista do Torneio de Terborg, na Holanda.

 

Ivani Schutz

Gilmar Martins