Marchezan faz três videoconferências com entidades comerciais neste domingo
O prefeito Nelson Marchezan Júnior deu sequência, neste domingo, 3, à agenda constante de diálogo com a sociedade sobre a crise causada pela pandemia do novo coronavírus e o retorno gradual das atividades. Marchezan liderou três reuniões, por videoconferência, com dirigentes de entidades comerciais, lojistas e representantes de bares e restaurantes de shoppings centers.
Desde o início das primeiras medidas de isolamento, em março, o Executivo apresenta os dados epidemiológicos e conversa com representantes de diversas áreas.
Na quinta-feira, 30, o prefeito anunciou a reabertura controlada de atividades de autônomos, profissionais liberais, microempreendedores individuais e microempresas. Na semana anterior, já havia sido autorizada a volta da construção civil e das indústrias, mediante adoção de uma série de protocolos técnicos de higiene, proteção à saúde e minimização do risco de contágio.
Os efeitos da liberação gradual destes setores serão conhecidos cerca de 15 dias após a data do início das atividades, pois a reativação de cada um deles estimula o aumento da circulação de pessoas, e, consequentemente, impacta a dinâmica de transmissão do coronavírus. O eventual aumento de casos de Covid-19 será considerado referencial para medir a pressão da flexibilização econômica sobre os serviços de saúde e na tomada de decisões para uma nova etapa de liberação de setores.
O prefeito reafirmou que as decisões do Município levam em conta a situação epidemiológica de Porto Alegre, que é analisada diariamente. “Estamos atentos às dificuldades que muitos setores da economia enfrentam. Esta é uma crise mundial e não seria diferente na nossa cidade. Buscamos nestas conversas encontrar as melhores soluções para juntos enfrentarmos esta situação. O que não podemos agora é abrir de forma desordenada todo o comércio e logo à frente termos mortes provocadas pela falta de capacidade de atendimento nos hospitais”, explicou o prefeito aos empresários e representantes de entidades.
Também participaram da reunião os secretários municipais de Relações Institucionais, Christian Lemos; de Desenvolvimento Econômico, Leonardo Hoff; Extraordinário de Enfrentamento ao Coronavírus, Bruno Miragem, de Saúde, Pablo Stürmer, adjunto, Nathan Katz; o procurador-geral, Carlos Eduardo da Silveira; presidente do Sindilojas, Paulo Kruse; da CDL, Irio Piva, da Associação Comercial de Porto Alegre, Paulo Afonso Pereira, além de lojistas e representantes de setores.
Andrea Brasil