Marchezan fala a empresários sobre parcerias público-privadas e reformas para a cidade

05/09/2019 16:25
Cesar Lopes/PMPA
EXECUTIVO
Prefeito falou no encontro Papo Amigo, promovido pela Associação de Dirigentes Cristãos de Empresas

O prefeito Nelson Marchezan Júnior participou, nesta quinta-feira, 5, da reunião-almoço Papo Amigo, promovida pela Associação de Dirigentes Cristãos de Empresas (ADCE) de Porto Alegre, na Churrascaria Laçador, onde falou sobre as “As PPPs e as reformas para uma nova Porto Alegre’’. “Estou muito mais otimista. Tenho a convicção real de que mudamos o futuro da nossa cidade”, afirma.

Marchezan lembrou do início da gestão, das dificuldades financeiras e da falta de crédito para buscar recursos e investir em áreas essenciais. “Nos últimos 20 anos, as despesas cresceram mais que as receitas, e Porto Alegre empobreceu. É impossível ter uma cidade boa para se viver se a máquina pública está falida”, diz ele. No entanto, as reformas estruturais na receita e na despesa, aprovadas com apoio da Câmara de Vereadores, mudaram o cenário e recuperaram a credibilidade do Município junto às instituições financeiras. Segundo Marchezan, R$ 668 milhões em financiamento já estão projetados até 2020, e em 2021 o caixa fechará no azul.

Outras iniciativas positivas destacadas pelo chefe do Executivo são o maior contrato de manutenção de equipamentos de praças e parques até hoje (no valor de R$ 24,8 milhões), firmado no último dia 3 de setembro, e o leilão para concessão dos serviços de iluminação pública, dia 29 de agosto, na Bolsa de Valores B3, em São Paulo, prevendo a troca dos mais de 100 mil pontos de iluminação de Porto Alegre por lâmpadas de LED. Segundo o prefeito, trata-se de uma ferramenta importante para a Capital se tornar uma cidade inteligente (smart city). Em breve, a prefeitura também estará assinando o maior contrato de sua história para os serviços de capina e roçada. “Agora, podemos colocar um edital na rua, porque sabemos que teremos condições de pagar”, ressalta Marchezan.

Certo de que o caminho para oferecer serviços públicos de qualidade e eficientes é a desestatização, o prefeito  destacou os projetos para parcerias público-privadas (PPPs) de saneamento básico de água e esgoto, de instalação dos novos relógios de rua e da revitalização da Orla do Guaíba, entre outros que estão nas metas da gestão.

Também participaram do almoço o presidente da ACDE, Carlos Reverbel; o arcebispo emérito de Porto Alegre, Dom Dadeus Grings; o secretário estadual de Governança e Gestão Estratégica, Claudio Gastal; os vereadores Dr. Goulart, Mauro Pinheiro e Professor Wambert; o presidente do Sindilojas, Paulo Kruse; o presidente do Sinduscon, Aquiles Dal Molin; o vice-presidente da Fiergs, Ricardo Sessegolo; o diretor-superintendente do Sebrae, André Godoy; o presidente da Associação das Empresas dos Bairros Humaitá/Navegantes, Luiz Camargo; e secretários municipais, entre outros convidados.   

 

  

 

Lissandra Mendonça

Rui Felten