Marchezan conhece projeto de cidadania do Colégio Israelita

18/06/2019 16:05
Joel Vargas / PMPA
EXECUTIVO
Alunos de 6 a 10 anos administram cidade-laboratório e exercitam valores para o bem coletivo

O prefeito Nelson Marchezan Júnior conheceu, na manhã desta terça-feira, 18, o projeto Ir Ktaná, do Colégio Israelita. Inspirada na cidade de Sfat (Norte de Israel), a Ir Ktaná é uma cidade-laboratório construída para os alunos trabalharem os princípios da cidadania, do judaísmo, da responsabilidade ecológica e do empreendedorismo.

A visita de Marchezan foi guiada pela ex-prefeita da Ir Ktaná, a aluna Bruna Wainstein Grossman, que mostrou a Casa da Família, a Sinagoga, o Banco, Centro Cultural, a Incubadora, o Núcleo de Ciência e Tecnologia e a Praça Central. “Aqui, estimulamos nosso pensamento criativo”, diz Bruna. O atual prefeito, Miguel Levin, e a vice, Maia Sukster, ambos estudantes do 5º ano, e os vereadores e secretários eleitos também explicaram como funciona a cidade. 

Joel Vargas / PMPA
EXECUTIVO
Estudantes mostraram ao prefeito a cidade Ir Ktaná e o trabalho que realizam dentro da escola

“Agradeço a oportunidade de conhecer este projeto”, diz Marchezan, destacando a capacidade de se comunicar dos alunos. O superintendente-geral do colégio, Jairo Alves, explica que as crianças, como gestores, vivenciam a rotina de uma cidade, sob um olhar deles.

Também participaram da visita a superintendente administrativo-financeira do Colégio Israelita, Roseli Jacoby; o vice-presidente da Mantenedora da escola, Leonardo Wengrover; o presidente da Federação Israelita do Rio Grande do Sul, Sebastian Watenberg Ruanoba; a secretária-adjunta municipal de Educação, Iara Wortmann; e a diretora de Recursos Humanos da Secretaria Municipal de Educação, Soraia Santana.

Ir Ktaná – O projeto existe há dez anos. Prefeito, secretários e vereadores são cargos eletivos, ocupados por crianças de 6 a 10 anos de idade. Por meio de práticas de cidadania, os alunos realizam projetos que visam ao bem comum e à descoberta de formas de gerir conflitos, sempre com respeito aos valores do pluralismo, da compreensão mútua e da paz.

   

 

Lissandra Mendonça

Rui Felten