Mais Comunidade: Prefeitura encaminha soluções de drenagem na Região Humaitá/Navegantes

27/09/2025 16:51

  

Alex Rocha/PMPA
GOVERNANÇA CIDADÃ E DESENVOLVIMENTO RURAL

Neste sábado, 27, houve a retomada do programa Mais Comunidade, após uma pausa necessária para a realização da rodada do Orçamento Participativo (OP). Durante toda a manhã, o prefeito Sebastião Melo, secretários municipais e demais agentes técnicos percorreram a região Humaitá/Navegantes, local que foi severamente impactado pela enchente de 2024. Junto com conselheiros e delegados do OP e lideranças comunitárias, o grupo verificou demandas e encaminhou soluções nas comunidades Ferroviários, Dona Teodora, Tresmaiense, Vila Pampa, Vila Liberdade, Vila Farrapos e Vila Santo André, que ficam nos bairros Farrapos e Humaitá.

“A partir do Mais Comunidade encontramos soluções reais para as demandas da população. Sabemos que a região Humaitá/Navegantes foi uma das áreas mais impactadas pela enchente do ano passado, mas trabalhamos com base no diálogo para construir soluções eficientes, principalmente em saneamento, drenagem e regularização fundiária” - Prefeito Sebastião Melo.

Foram verificadas demandas e encaminhadas ações, principalmente nas áreas de saneamento básico e drenagem, para as comunidades Ferroviários - onde será necessário o acionamento da empresa Trensurb -, Tresmaiense, Vila Liberdade, Vila Farrapos e Santo André. “Ao longo deste ano, tivemos melhorias importantes na drenagem e na proteção contra cheias na região Humaitá/Navegantes. Entre as ações já concluídas estão a melhoria da operação nas casas de bombas, diversos serviços de dragagem e o fechamento definitivo de comportas”, ressalta o diretor-presidente do Departamento Municipal de Água e Esgotos (Dmae), Vicente Perrone.

Nos demais pontos vistoriados, houve o encaminhamento de podas de vegetais, intervenções para melhorar a mobilidade urbana, limpeza de focos de lixo, assistência social, esporte e lazer, habitação e regularização fundiária.

O programa Mais comunidade é organizado pela Secretaria de Governança Cidadã e Desenvolvimento Rural (SMGOV), que é responsável pela coordenação das 17 subprefeituras da cidade e a articulação com o Orçamento Participativo. “Foi uma manhã muito produtiva, os representantes do OP e lideranças comunitárias acompanharam o roteiro, indicando as demandas e construindo junto com os agentes do governo os encaminhamentos necessários para resolver alguns problemas históricos e outros que foram ocasionados pela enchente do ano passado”, destacou o secretário da Smgov, Cassio Trogildo.

Proximidade – No programa Mais Comunidade, a prefeitura vai até as regiões da cidade, para verificar de perto os problemas e fazer o encaminhamento das soluções junto com os moradores. Desde 2021, já foram realizadas 56 edições do programa, com visitas a 152 localidades.

 

Adriana Corrêa

Gilmar Martins