Estação do Dmae no Moinhos ganha o nome do ex-prefeito João Antônio Dib

26/03/2024 20:31

O prefeito Sebastião Melo sancionou na noite desta terça-feira, 26, durante a entrega da Medalha Cidade de Porto Alegre, o projeto de lei que dá nome de João Antônio Dib para a Estação de Tratamento de Água Moinhos de Vento, do Departamento de Água e Esgotos (Dmae). Além de ex-prefeito da Capital, Dib foi eleito vereador em dez oportunidades e exerceu o cargo de diretor-geral do Dmae. 

O projeto do Executivo foi protocolado em fevereiro deste ano e, posteriormente, aprovado pela Câmara Municipal. Dib recebeu uma homenagem especial in memoriam no evento Medalha Cidade de Porto Alegre. Familiares do ex-prefeito acompanharam a cerimônia.  

“Dib nos deixou um legado por ser grande líder político e exemplo de gestor público. Merece todos os nossos aplausos e reconhecimento através desta singela homenagem” - Prefeito Sebastião Melo. 

Trajetória - Engenheiro civil formado pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (Ufrgs), em 1956, Dib teve como primeiro cargo na gestão municipal como topógrafo, em 1952. Nas décadas de 1960 e 1970, foi secretário de Transporte, de Administração e de Obras e Viação. No Dmae, foi diretor-geral em 1968 e de 1975 a 1976. 

Além de ter sido prefeito, de abril de 1983 a janeiro de 1986, eleito pela Assembleia Legislativa, Dib acumulou dez eleições para vereador. Seu primeiro ano no cargo foi em 1971. O último mandato conquistado foi em 2008, quando foi o quarto mais votado. Em 2003, foi presidente do Legislativo. 

Ele foi idealizador da implantação do primeiro projeto de planejamento de transportes coletivo em Porto Alegre, do código de posturas municipais e da construção do prédio da então Secretaria de Obras e Viação.
 

Samuel Bizachi

Lissandra Mendonça

Acompanhe a prefeitura nas redes