Em Brasília, prefeito dialoga para que imóveis da União integrem revitalização no Centro Histórico

01/02/2022 16:12
Mateus Raugust / PMPA
EXECUTIVO
Melo se reuniu com o ministro Onyx Lorenzoni

O prefeito Sebastião Melo foi recebido, na tarde desta terça-feira, 1º, em Brasília, pelo ministro do Trabalho e Previdência, Onyx Lorenzoni. Melo encaminhou pedido para que o ministério avalie a venda ou permuta de dois imóveis do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) localizados próximos à prefeitura e ao Mercado Público para a iniciativa privada, que deverá investir dentro das novas regras de revitalização aprovadas no Plano de Reabilitação do Centro Histórico.

A proposta refere-se à antiga sede do INSS na Travessa Mário Cinco Paus e ao terreno ao lado, com faces para as avenidas Mauá e Borges de Medeiros e rua Uruguai. Conforme o prefeito, um grupo empresarial demonstrou interesse em desenvolver empreendimento no local.

“Empresários querem investir e a prefeitura quer revitalizar o Centro. A reunião foi um passo muito importante nessa direção. O presidente do INSS irá ao Rio Grande do Sul para dialogar com a superintendência regional a fim de definir o melhor caminho, que poderá ser um edital para venda ou permuta”, afirma Melo.

O objetivo é integrar o investimento nos espaços dentro da lógica do programa Centro+, considerando as estratégias de transformação do bairro aprovadas no Plano de Reabilitação do Centro Histórico, como uso misto, residencial e comercial, e o retrofit, com a modernização e recuperação de prédios históricos para ocupação.

A reunião foi acompanhada pelos secretários municipais de Urbanismo, Meio Ambiente e Sustentabilidade, Germano Bremm, e de Desenvolvimento Econômico, Rodrigo Lorenzoni, pelo deputado federal Osmar Terra e pelo presidente do INSS, José Carlos Oliveira.

O prefeito retorna esta noite a Porto Alegre. Nesta quarta-feira, 2, participará da missa solene no Santuário Nossa Senhora dos Navegantes.

Carolina Seeger

Lissandra Mendonça

Acompanhe a prefeitura nas redes